MUITAS CONQUISTAS, MAS DEVEMOS AVANÇAR MAIS.
Hoje, 1º de outubro se celebra no Brasil, o Dia do Idoso. Dia este, da publicação da Lei Federal Nº 10.741 de 2003, que instituiu o Estatuto do IDOSO a nível Federal.
O que alguns não sabem, é que o DF foi o pioneiro na Defesa do Idoso, onde através da LEI DISTRITAL Nº 1.547, DE 11 DE JULHO DE 1997, de autoria do Ex.Deputado Distrital MARCO LIMA, foi Criado o Estatuto do IDOSO no Distrito Federal.
Contactamos com o Ex.Deputado Marco Lima, para saber dele, o significado deste Estatuto para o DF à época e nos dias de hoje.
Marco Lima, hoje Advogado, curiosamente, está à frente do FÓRUM PERMANENTE 60+, um movimento que congrega idosos de todo o DF, que visa discutir e apoiar as iniciativas voltadas para os idosos.
Segundo Marco Lima, o FÓRUM PERMANENTE 60+ não visa substituir nenhuma entidade dos idosos nas cidades, mas justamente o de defender estas entidades no tocante a regulamentação, legislação e a projetos na defesa dos idosos.
Marco Lima relata ainda, que o Estatuto do IDOSO editado pela lei federal citada acima, se deu através da nossa Lei Distrital LEI Nº 1.547, DE 11 DE JULHO DE 1997, que criou o Estatuto no âmbito do DF. “Foi uma honra e uma enorme satisfação ter sido o autor desta Lei, e ela ter sido usada pelo Governo Federal à época, para se levar os direitos dos Idosos a nível Federal em 2003.
Outro fato histórico, pouco conhecido, foi o de que o Ex.Dep.Distrital Marco Lima, era o mais jovem Distrital na Câmara Legislativa do DF, e segundo ele, teve a grata satisfação de convidar à época, o saudoso Dep.Distrital Jorge Cauhy (já falecido), o parlamentar mais velho da Casa, para assinar com ele a Lei que criou o Estatuto do IDOSO no DF, fato este, muito elogiado à época, pelo gesto de grandeza realizado por Marco Lima.
Hoje, estamos comemorando o Dia do Idoso e o grande avanço que foi alcançado, tanto com o Estatuto do Idoso no DF e a nível federal, mas sabemos que ainda há muito o que ser feito, diz Lima.
Esperamos fazer algumas reuniões nos próximos dias com o GDF, para que o FÓRUM PERMANENTE 60+, possa expressar o que temos recebido de demandas das diversas Associações representativas dos idosos nas cidades, uma delas, é a criação da Secretaria de Defesa da Pessoa Idosa do Governo do Distrito Federal. As diversas questões relacionadas aos idosos, devem ser questões de Governo, sendo esta a posição do FÓRUM PERMANENTE 60+, afirma Marco Lima.
Estivemos recentemente, discutindo alguns projetos no GDF, em especial com o Administrador Regional do Lago Norte, Marcelo Trator, sobre ações voltadas para os idosos. Muito tem sido feito pelo Governador Ibaneis e pela Vice Governadora Celina, mas é preciso avançar e sermos mais pró ativos, para que a sensação de proteção, de cuidado e da defesa dos idosos, seja realmente sentida na ponta, em especial nas famílias onde os idosos estão presentes, salienta Marco Lima, Coordenador do Fórum Permanente 60+.
PARABÉNS A TODOS OS IDOSOS DO DISTRITO FEDERAL E O PAÍS, É O QUE DESEJA ESTE VEÍCULO DE IMPRENSA