quarta-feira, 31 dezembro 2025
InícioDESTAQUESProposta de Talles Barreto, Dia Estadual do Torcedor do Vila Nova vira...

Proposta de Talles Barreto, Dia Estadual do Torcedor do Vila Nova vira lei

Publicado em


Em reconhecimento à torcida e à sua contribuição para a cultura goiana, 29 de julho agora é o Dia Estadual do Torcedor do Vila Nova. Sancionada, pela Governadoria, como a Lei Estadual nº 23.674, de 16 de setembro de 2025, a novidade é uma iniciativa do deputado Talles Barreto (UB).

A escolha da data coincide com o aniversário do Vila Nova Futebol Clube, fundado oficialmente em 29 de julho de 1943, em Goiânia. A origem do time é atribuída a um grupo de entusiastas liderados pelo padre José Balestiere, que, em 1938, havia criado a Associação Mariana, um grupo amador para promover a integração das comunidades católicas e oferecer entretenimento à população. O clube foi batizado como Vila Nova em referência ao bairro onde surgiu.

Na justificativa da proposição que deu origem à nova legislação, Talles Barreto afirmou que a torcida do Vila é conhecida por sua “paixão e fidelidade”. “É a força que move o “Tigrão”. Seus bandeirões, cânticos e presença massiça nas arenas, como o Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, são testemunhas de uma história de amor pelo clube e pelo esporte que pulsa no coração de Goiânia”, apontou.

Além disso, o parlamentar defendeu que o time também é reconhecido por suas iniciativas sociais e pelo desenvolvimento de jovens talentos. Segundo ele, isso torna o Vila “mais do que um clube esportivo: é uma instituição cultural em Goiânia”. Nesse sentido, acrescentou, a nova celebração legitima a torcida como exemplo de inclusão social e fortalecimento comunitário.

No dia estadual dos vilanovenses, a lei define que poderão ser realizadas, por órgãos e entidades públicas e privadas, campanhas educativas, eventos culturais e atividades de promoção do esporte e da cidadania voltados à valorização desses torcedores.

A Assembleia Legislativa de Goiás aprovou a criação da data de homenagem, que também foi incluída no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, no final do último mês de agosto.



FONTE GOVERNO DE GOIÁS

Últimas notícias

Você pode gostar