A sessão ordinária da tarde desta terça-feira, 21, realizada de forma presencial no Plenário Iris Rezende, foi oportuna para a discussão de uma gama de temas incluindo, entre outros, o cultivo de tilápias e a produção leiteira, o saneamento ambiental, o financiamento da educação infantil e a segurança pública estadual. O único projeto de lei apreciado, que denomina próprio público, obteve o primeiro aval do Plenário.
Por impasse quanto ao andamento de requerimentos dos deputados, que gerou longo debate a respeito, a votação das matérias da Ordem do Dia ficou para a sessão ordinária que ocorrerá amanhã, a partir das 9 horas.
Nesta tarde, foi aprovado apenas a iniciativa que tramita como processo no 26666/25. É assinado pelo presidente do Poder Legislativo goiano, Bruno Peixoto (UB), e denomina Maria Xavier Caiado a Casa de Acolhida do Idoso em construção na Rua Ubirajara Berocan Leite, no Setor Jaó, em Goiânia.
Discursos parlamentares
No Pequeno Expediente, Clécio Alves (Republicanos) comentou sua participação no evento “Benchmarking Internacional – Saneamento Ambiental e Controle de Enchentes”, realizado no Japão entre 11 e 19 de outubro. “Participar desse evento representou um investimento estratégico em conhecimento, planejamento e inovação com impactos diretos na formulação de políticas públicas. O foco central foi compreender a importância, para o Brasil, de conhecer modelos bem-sucedidos de prevenção de enchentes e planejamento urbano resiliente”, disse.
Também no momento reservado a pronunciamentos, o deputado Paulo Cezar Martins (PL) pediu investigação sobre loteamento urbano de Itaberaí.
Bia de Lima (PT) abordou audiência pública de sua iniciativa, realizada ontem na sede do Legislativo goiano, com o tema “Educação infantil: ampliação do acesso às creches e o desafio do financiamento”. Inúmeros secretários de educação municipais e a Secretária de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, participaram do evento, assim como representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) e do Tribunal de Contas do Município (TCM-GO).
Gugu Nader (Avante), por sua vez, lamentou proposta da Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), vinculada ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), de incluir a tilápia na lista de espécies exóticas invasoras, medida que poderia proibir seu cultivo no país. Em nova fala, ressaltou a trajetória de Iris Rezende.
Luiz Sampaio (Solidariedade) se declarou preocupado com a situação dos produtores de leite em Goiás e em todo país. Em particular, criticou a decisão do Governo Federal, por intermédio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), de mudar o entendimento técnico referente à investigação de prática de dumping nas importações de leite em pó, integral ou desnatado, não fracionado, oriundas da Argentina e Uruguai. Amauri Ribeiro (UB) também abordou o tema e afirmou que milhares estariam abandonando a produção de leite, uma vez que se manter no setor estaria “inviável” em razão da concorrência desleal com os vizinhos sul-americanos.
Cairo Salim (PSD) criticou a nomeação, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como ministro da Secretaria-Geral da Presidência. Salim exibiu imagens em que Boulos participa da invasão do prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). “É esse tipo de ativista político que temos que engolir como ministro neste país”, protestou.
Major Araújo (PL) sustentou haver uma crise de segurança pública em Goiás. O parlamentar se referia ao caso do afastamento do coronel da Polícia Militar Edson Luís Sousa Melo Rocha, conhecido como Edson Raiado, e do delegado da Polícia Civil Carlos Alfama, após desentendimento entre ambos nas redes sociais. De acordo com Araújo, “várias instituições e a imprensa têm feito vista grossa para o risco de demolição da segurança pública estadual”.
Acompanhe aqui a agenda da Assembleia Legislativa goiana.