O Programa Visão da Política desta quarta-feira, 22, receberá a deputada Dra. Zeli (UB) e a odontóloga Kamilla Malaquias para uma entrevista sobre saúde bucal e o acesso às mulheres aos espaços de poder. Comandado pela apresentadora Monalisa Carneiro, a entrevista irá ao ar hj, às 17 horas, na programação da TV Assembleia Legislativa.
Natural do interior de Santa Catarina, Dra. Zeli relembra que teve uma infância desafiadora e ia ao dentista somente uma vez ao ano. Na entrevista, ela relata que um de seus passatempos era brincar com a arcada dentária de carcaças e caveiras bovinas, o que já indicava sua vocação para a odontologia, segundo a deputada.
A parlamentar, que atua como odontóloga há 40 anos, pontua, ainda, que o serviço de saúde bucal, sobretudo o ofertado no serviço público, está aquém do desejado. Porém, ela observa que acredita na efetividade de palestras educativas, ressaltando que o cuidado na infância é fundamental para uma saúde bucal longeva.
No mesmo sentido, a odontóloga Kamilla Malaquias assinala que quanto maior o cuidado com os dentes na infância, menor a chance de perda dentária ao longo da vida adulta. Ambas destacam que é preciso maior valorização dos profissionais e apontam os altos custos para concluir a graduação de odontologia, mesmo em universidades federais, e assinalam que os instrumentos utilizados em cada semestre são de alto valor monetário.
Apesar das dificuldades atuais, Kamilla vê o futuro com bons olhos e acredita que a classe tem se organizado politicamente e cobrado, junto ao Congresso Nacional, medidas efetivas para valorizar os profissionais.
Ao abordar sua participação no Parlamento, Dra. Zeli ressalta que as mulheres precisam “provar o seu valor” diariamente e que sempre terão barreiras. A deputada se define como uma mulher forte e frisa que sua paixão em atuar pela comunidade é mais forte que todos os desafios enfrentados na vida pública. Kamilla ressalta que a presença da Dra. Zeli, assim como de outras parlamentares na Casa de Leis, reforça o sentimento de representatividade.
O programa vai ao ar nesta quarta-feira, 22, pela TV Assembleia Legislativa, no canal 3.2 da TV aberta digital, no site oficial do Parlamento goiano e pelo canal da Assembleia Legislativa no YouTube.