A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio do trabalho investigativo da equipe da Seção de Atendimento à Mulher (SAM) da 27ª Delegacia de Polícia, deflagrou, na manhã dessa segunda-feira (1º), a Operação Predador Virtual, com o cumprimento de mandado de prisão preventiva contra um homem, de 31 anos, acusado de estupro de vulnerável, praticado por meio de redes sociais.
De acordo com as investigações, o investigado utilizou plataformas de redes sociais e jogos online para atrair e se aproximar de crianças. Sob falsos pretextos e perfis falsos, ele estabelecia vínculo com as vítimas e, em seguida, obtinha informações de caráter íntimo. Com esse material, o investigado iniciava um esquema de extorsão sexual, ameaçando as crianças para exigir a produção e o envio de imagens e vídeos com conteúdo sexual, configurando a produção de pornografia infantil.
Por razão disso, o investigado foi denunciado pelo Ministério Público em junho deste ano, e o mandado de prisão foi expedido na ocasião. No entanto, ele conseguiu fugir e permanecer foragido até ser localizado e capturado pela equipe do SAM na data de ontem.
As investigações, que continuam em andamento, já identificaram pelo menos outras duas vítimas, além daquelas que originaram o processo: dois adolescentes de 12 anos, residentes em municípios do estado do Maranhão. Os policiais não descartam a possibilidade de existirem mais vítimas e seguem apurando os crimes.
Ainda segundo a delegacia, o criminoso foi detido no local de trabalho, em Ceilândia. Ele havia fugido para São Paulo, depois para o Maranhão, mas retornou para Brasília há cerca de três meses. Desde então, uma equipe de investigação realizou monitoramento e diligências para capturar o suspeito.
O preso foi recolhido à carceragem da PCDF, onde permanece à disposição da Justiça do DF.
Assessoria de Comunicação/DGPC
PCDF, excelência na investigação!

