terça-feira, 20 janeiro 2026
InícioDESTAQUESProjeto zona verde, que privatiza vagas públicas, repercute na sessão ordinária da...

Projeto zona verde, que privatiza vagas públicas, repercute na sessão ordinária da CLDF

Publicado em


Projeto zona verde, que privatiza vagas públicas, repercute na sessão ordinária da CLDF

O projeto zona verde, que prevê a privatização de vagas de estacionamentos públicos pelo governo, repercutiu na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (2). Distritais da oposição criticaram a proposta e afirmaram que a desistência do GDF em pautar o projeto é fruto da mobilização da sociedade.

O deputado Fábio Felix (Psol) disse que ficou chocado com vídeo da vice-governadora Celina Leão afirmando que o projeto zona verde é uma fake news. Segundo ele, a proposta vem sendo discutida há meses pela Secretaria de Mobilidade, que recentemente encaminhou documento informando que o projeto estava em fase final de elaboração.

Segundo Felix, o projeto prevê a concessão de 115 mil vagas públicas para a iniciativa privada, que ficaria com 80% dos recursos arrecadados. “Se desistiram do projeto, foi graças a mobilização da sociedade. É importante que o governo tenha recuado na proposta, mas não pode dizer que não estava elaborando o projeto. Trataram o projeto da zona verde de forma obscura e clandestina e isso é grave”, analisou o distrital.

 

Deputada Paula Belmonte. Foto: Carolina Curi/ Agência CLDF

A deputada Paula Belmonte (Cidadania) afirmou que o projeto existe sim e que o governo possui uma autorização para privatizar as vagas públicas. Belmonte informou que vai realizar uma audiência pública na noite desta terça-feira (2) para discutir com a população “esse projeto que não tem nada de zona verde e foi feito para tirar dinheiro das pessoas”. “Estamos falando de um projeto de exploração dos estacionamentos por 20 anos. Há sete anos o governo não tem feito nada em termos de mobilização”, completou ela.

Para o deputado Gabriel Magno (PT), o governo prefere atacar os que defendem a cidade do que explicar o projeto zona verde. “Falar que é fake news que o governo queria privatizar os estacionamentos públicos é um desrespeito. A Casa tem um estudo sobre o projeto, que já foi discutido no Tribunal de Contas e aponta vários problemas. É preciso tratar o Legislativo e a sociedade com mais respeito”, assinalou ele.



FONTE AGENCIA BRASÍLIA

Últimas notícias

Você pode gostar