PUBLICIDADE
InícioDESTAQUESFercal torna-se Patrimônio Distrital do Ecoturismo

Fercal torna-se Patrimônio Distrital do Ecoturismo

Publicado em


Com a publicação da Lei 7.775/2025, nesta quarta-feira (3), a Região Administrativa da Fercal passa a ser Patrimônio Distrital para a prática do Ecoturismo. Com um terreno montanhoso, que favorece várias modalidades de turismo, como o rural, de aventura, de lazer, de contemplação, gastronômico e o ecoturismo, o objetivo é ampliar essas práticas no local.

De acordo com o texto, proposto pelo deputado Robério Negreiros (PSD), considera-se ecoturismo a prática de turismo em áreas naturais, com a utilização sustentável dos patrimônios natural, histórico e cultural, visando à sua conservação, bem como à formação de consciência ambiental e à promoção do bem-estar das populações envolvidas, proporcionando desenvolvimento para a região.

“Essa lei fortalece o potencial turístico e o movimento na economia da região, trazendo novos investimentos e ampliando a geração de emprego. Com isso, a nossa querida Fercal passa a ter prioridade em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento responsável e sustentável”, destaca o distrital.
 

Turismo Sustentável 

Localizada às margens da Área de Proteção Ambiental (APA) Cafuringa, a Fercal é conhecida por sua riqueza geográfica e cultural. Cachoeiras, grutas, cavernas, trilhas e áreas de preservação compõem um cenário ideal para práticas como turismo de aventura, lazer, contemplação e gastronomia. Além disso, o local abriga tradições religiosas, como a Festa do Divino e a Folia de Reis, que atraem visitantes e fortalecem a identidade cultural.

Além das belezas naturais, a Fercal oferece experiências únicas, como fazendas com esportes radicais, pesque-pagues e propriedades dedicadas à viticultura, onde visitantes podem colher uvas diretamente da parreira.
 

Deputado Robério Negreiros (Foto: Carolina Curi/Agência CLDF)

Na justificativa para a nova Lei, Robério Negreiros ressaltou que apenas 20% da APA Cafuringa eram utilizados no turismo sustentável, segundo dados do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM). “O ecoturismo contribui para a conservação dos ecossistemas e gera benefícios econômicos para as comunidades locais”, afirma a justificativa da proposta.

Com a Lei 7.775/2025 reforça a vocação natural da região para atividades ligadas à preservação ambiental e valorização cultural, poderá impulsionar a economia local, promover educação ambiental e consolidar a Fercal como referência em turismo sustentável no Distrito Federal.



FONTE AGENCIA BRASÍLIA

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar