A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (CORPATRI), deflagrou, nesta data (28/01), a Operação Carga Pesada, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por um sofisticado esquema de estelionato envolvendo desvio de cargas e lavagem de dinheiro.
As investigações apuraram que os criminosos utilizaram uma empresa de fachada, documentos falsos e plataformas digitais de frete para desviar aproximadamente 130 toneladas de feijão, causando um prejuízo superior a R$ 405 mil a uma empresa do setor alimentício.
Durante a ação policial, foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva nas cidades de Uberaba/MG e Goiânia/GO, resultando na captura dos principais investigados. Além disso, um quarto indivíduo, que possuía mandado de prisão preventiva em aberto por outro processo, também foi localizado e preso durante as diligências.
A Justiça também determinou o bloqueio judicial de valores no montante de R$ 405.334,20, quantia correspondente ao prejuízo causado à vítima, com o objetivo de assegurar a futura reparação do dano.
As investigações revelaram que o grupo atuava de forma estruturada, com divisão de tarefas: um dos presos era responsável pela negociação fraudulenta do transporte da carga; outro, pela utilização de empresa de fachada para dar aparência de legalidade às operações; e outro, pela dispersão e ocultação dos valores ilícitos obtidos.
Assessoria de Comunicação – PCDF
PCDF, excelência na investigação

