A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) celebrou, na noite dessa segunda-feira, 20, o Dia do Aviador, que é comemorado anualmente em 23 de outubro. A sessão especial foi proposta pelo presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (UB), e teve lugar no Plenário Iris Rezende. De acordo com Peixoto, a iniciativa da homenagem foi pelo papel relevante desempenhado pelos aviadores de todas as áreas, incluindo pilotos de aviões, helicópteros e demais meios de aviação civil, militar, comercial, agrícola, de resgate e de segurança pública.
Fizeram parte da mesa dos trabalhos o deputado Luiz Sampaio (Solidariedade), que representou Peixoto na solenidade; o diretor regional da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (Abraphe), Jussano Ferraz dos Santos; o diretor de Tecnologia da Informação da Alego, Wilson Tavares de Sousa Júnior; o empresário e aviador Klézio Marinho; e o chefe de gabinete da presidência da Alego, Jacob Ferreira.
Ao início da sessão, Luiz Sampaio reforçou o papel fundamental dos pilotos e aviadores para Goiás e da honra da Casa em poder recebê-los na noite. Falou ainda da feliz missão em representar o presidente da Assembleia, autor original da propositura.
“Hoje celebramos todas as áreas que envolvem a aviação de Goiás: mecânicos, pilotos, copilotos e todos que fazem essa área funcionar. Voar não é simples ou fácil, mas é uma profissão muito gratificante, pela disciplina, coragem e dedicação dos seus profissionais. Eu e o presidente Bruno sentimos uma honrar gigante em homenageá-los. Meus parabéns a todos”, declarou Luiz Sampaio.
Crescimento e desafios
O diretor Wilson Tavares de Sousa Júnior contou que a sessão solene da noite foi uma sugestão sua ao presidente Bruno Peixoto, que a acatou sem hesitar. “Sabemos que no próximo dia 23 é celebrado o Dia do Aviador, mas hoje, celebraremos rodos os profissionais relacionados a aviação. Além de ser um meio de locomoção extremamente seguro, é um dos ramos que mais cresce no mundo e isso já mostra a importância desse mercado. São muitas as dificuldades, mas de mãos dadas, Poder Legislativo e Governo, podemos superá-las.”
O chefe de gabinete Jacob Ferreira trouxe o abraço de Peixoto a todos os presentes que aceitaram ser homenageadas pela Assembleia Legislativa. “Trata-se de uma homenagem justa e importante, que pontua o reconhecimento do povo goiano aos profissionais presentes”, destacou.
O empresário e aviador Klézio Marinho falou da sua felicidade em poder estar presente na homenagem e da importância de Goiânia para a aviação de todo o Brasil. “O Brasil é um país enorme e com diferentes culturas e, por isso, é mágico poder usar ferramentas para encurtar essas distâncias e economizar tempo. As linhas ferroviárias e rodoviárias não atendem a todo o país. Precisamos fortalecer a aviação, cada vez mais, para simplificar com segurança a forma como as pessoas viajam”, defendeu.
Por fim, o diretor regional da Abraphe, Jussano Ferraz dos Santos, agradeceu ao presidente da Casa pela homenagem. Ele lembrou que o dia 23 de outubro é celebrado o Dia do Aviador por ser o dia em que o brasileiro Santos Dumont realizou o primeiro voo homologado da história. O diretor celebrou, ainda, o fato de a sessão especial celebrar não somente os pilotos, mas todos que fazem parte do ramo da aviação.
“É um sistema complexo que necessita de pessoas altamente capacitadas para fazê-lo funcionar com segurança. A aviação de helicópteros em Goiás tem um pouco mais de 15 anos de consolidação e o aeroclube do Estado é de fundamental importância nessa história. Que cada um de nós seja espelho para a sociedade e que possamos gerar confiança, disciplina e amor à aviação. Parabéns a todos os aviadores”, finalizou Santos.