InícioDESTAQUESCLDF agracia projetos inscritos na 3ª edição do Prêmio Paulo Freire de...

CLDF agracia projetos inscritos na 3ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação

Publicado em


CLDF agracia projetos inscritos na 3ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação

Em uma noite que mesclou celebração e reflexão crítica, a Câmara Legislativa sediou a 3ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação. O evento, promovido pelo presidente da Comissão de Educação e Cultura (CEC), deputado Gabriel Magno (PT), reuniu cerca de 1.500 pessoas no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano. A cerimônia homenageou mais de 300 projetos desenvolvidos por instituições do DF, reconhecendo iniciativas que promovem inclusão e cidadania e transformam a realidade educacional da capital federal.

Durante a solenidade, o deputado Gabriel Magno anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões, que será distribuída entre todos os projetos inscritos por meio do Programa de Descentralização Administrativo Financeira (PDAF). “Reforçamos o compromisso de nosso mandato com o fortalecimento da educação”, afirmou Magno, complementando: “A gente quer que a educação tenha investimento mesmo, investimento pesado, para que a gente possa realizar tudo aquilo que a gente quer”.

Os participantes premiados foram agraciados com troféus, medalhas e moções de reconhecimento, simbolizando a valorização de seus esforços e a importância de suas contribuições para a educação do DF. As iniciativas foram agrupadas em eixos temáticos fundamentais para o desenvolvimento educacional e social, por meio das temáticas Educação em Direitos Humanos, Educação sobre História e Cultura Afro-Brasileira, Indígena e Antirracista, Proteção da Criança e do Adolescente, Inclusão Digital, Interação entre Escola e Comunidade.
 

Premiação ocorreu no Teatro Pedro Calmon, no Setor Militar Urbano

Entre os projetos inscritos destacaram-se as iniciativas “Faça Bonito” e “O Meu Corpinho”, da Escola Classe 512 de Samambaia, focados na conscientização e prevenção. “Violência não é herança, escute a infância”, desenvolvido pela Escola Classe 06 do Guará, abordando a escuta e proteção de crianças, “Folclore em Quadrinhos, Histórias Brasileiras no Scratch”, do Centro de Ensino Agrourbano IP do Núcleo Bandeirante, que utiliza tecnologia para preservar e ensinar a cultura popular. “Pequenos Inventores do Amanhã, Inclusão Digital e Robótica Sustentável”, da Escola Classe Jardim Peixe, Arapoanga de Planaltina, que promove a inovação tecnológica na educação.

Também receberam destaque o “Unidos Somos Mais Fortes – Integração Coletiva nas Atividades Escolares”, da Escola Classe 317 de Samambaia, que fortalece os laços entre a escola e a comunidade para o desenvolvimento conjunto. “Cerrado Vivo, Escola do Presente e Construindo o Futuro”, da Escola Classe Lages da Jiboia, de Ceilândia. “Voto, voz e vez. A formação política começa na sala de aula”, do CERF 14 de Ceilândia, que enfatiza a formação política desde cedo. Todos os projetos premiados podem ser conferidos em https://sl1nk.com/UGvVS.

Arte e cultura

A sessão de premiação foi enriquecida por diversas apresentações culturais, que celebraram a criatividade e o talento de professores e estudantes das escolas inscritas. Embora os nomes específicos dos grupos não tenham sido detalhados, as performances foram um testemunho vibrante do poder da arte na educação, reforçando a luta pela valorização dos educadores.
 

A mesa de premiação contou com as presenças da deputada federal Erika Kokay (PT), da professora Márcia Abrahão, ex-reitora da Universidade de Brasília (UnB), Rosilene Corrêa, vice-presidente do PTDF e da representante do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), Márcia Gilda.  Para Gabriel Magno, a 3ª edição do Prêmio Paulo Freire de Educação da CLDF reafirmou a importância de valorizar e apoiar iniciativas que, diariamente, constroem uma educação mais justa, humana e libertadora, honrando o legado de seu patrono e inspirando novas gerações de educadores e estudantes a enfrentar os desafios e a lutar por um futuro mais promissor para a educação brasileira.
 

* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Gabriel Magno



FONTE AGENCIA BRASÍLIA

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar