sexta-feira, 26 dezembro 2025
InícioDESTAQUESDeputados retomam votações em plenário hoje. Entre os destaques, projeto que favorece...

Deputados retomam votações em plenário hoje. Entre os destaques, projeto que favorece mulheres em programa habitacional

Publicado em


Após o feriado prolongado em comemoração ao aniversário de Goiânia, celebrado em 24 de outubro, e ao Dia do Servidor Público, os deputados estaduais retornam às atividades parlamentares em plenário nesta terça-feira, 28, às 15 horas.

Entre as matérias pautadas para a primeira votação está o processo nº 26349/25, de autoria da Governadoria, que institui o auxílio-alimentação aos servidores da Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon). De acordo com o texto, o benefício terá limite máximo de R$ 2.160,00 e mínimo de R$ 1.200,00, correspondendo a 30% da remuneração bruta do servidor, dentro dos valores estabelecidos. O relator do texto é o deputado Luiz Sampaio (SD).

Outro projeto da Governadoria a ser apreciado é o processo nº 26357/25, que altera a Lei nº 21.219/2021, responsável por estabelecer regras e critérios para reforma e construção de unidades habitacionais do Programa Pra Ter Onde Morar, vinculado às ações sociais suplementares do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege Goiás). 

A proposta também modifica a Lei nº 21.525/2022, que garante a destinação de 5% das unidades habitacionais e de loteamentos sociais a mulheres em situação de violência doméstica. A relatora é a deputada Dr. Zeli (UB).

Também do Executivo, em primeira votação, é o processo nº 25211/25, sob relatoria do deputado Léo Portilho (Podemos). A matéria autoriza abertura de crédito especial ao Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) para aquisição de fardamento operacional e contratação de provedor de internet móvel via satélite, com o objetivo de fortalecer as atividades remotas da Defesa Civil estadual.

E de autoria parlamentar, destaque para o projeto nº 3455/23, do deputado André do Premium (Avante), que obriga sites de leilões de veículos a divulgarem a ficha técnica completa dos automóveis anunciados. O relator da matéria é o deputado Coronel Adailton (SD).

Na justificativa, o autor ressalta que as compras por meio de leilões online podem expor os consumidores a riscos, devido à falta de informações claras sobre os veículos. “A prestação de informações adequadas, claras e específicas previne possíveis abusos, permitindo que o consumidor tome uma decisão consciente e informada”, defende o parlamentar.

As votações marcam a retomada dos trabalhos legislativos após o feriado prolongado, com foco em projetos que fortalecem políticas sociais, garantem direitos e aprimoram a transparência nas relações de consumo em Goiás.

Confira a pauta completa aqui



FONTE GOVERNO DE GOIÁS

Últimas notícias

Você pode gostar