InícioDESTAQUESDr. George Morais quer criar programa para melhorar os hospitais que atendem...

Dr. George Morais quer criar programa para melhorar os hospitais que atendem pelo SUS

Publicado em


Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás, o projeto nº 25733/25, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), para autorizar o Poder Executivo a criar o Programa Pró-Hospitais (PPH/GO). O texto tem como objetivo principal fortalecer a estrutura da rede hospitalar pública e filantrópica que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no território goiano.

Vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, o programa permitirá que empresas contribuintes do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) possam destinar parte do tributo devido a projetos voltados à melhoria dos hospitais públicos e filantrópicos, como as Santas Casas, mediante compensação fiscal.

De acordo com o projeto, até 5% do saldo devedor mensal de ICMS poderá ser destinado pelas empresas para investimentos em projetos previamente aprovados pelo programa. Esses recursos poderão ser aplicados em ações como construção, ampliação e manutenção de unidades hospitalares, compra de equipamentos e insumos médicos, e também em programas de planejamento familiar, respeitando a legislação vigente.

A seleção e aprovação dos projetos será feita por um órgão colegiado com representantes da Secretaria da Saúde, da Secretaria da Fazenda e de entidades hospitalares que atuam no SUS. As empresas poderão acompanhar a aplicação dos recursos por meio de entidades sem fins lucrativos, devidamente credenciadas, garantindo mais transparência e controle social.

A proposta também estabelece um teto global de 0,8% da receita líquida anual de ICMS para os recursos que poderão ser destinados ao programa por meio desse tipo de incentivo. Em caso de uso indevido dos benefícios, a legislação prevê multa de até 100% do valor utilizado irregularmente e a exclusão do infrator de futuros programas de refinanciamento de débitos com o Estado.

A regulamentação da lei será feita por meio de decreto, que detalhará os critérios técnicos para aprovação dos projetos e os mecanismos de fiscalização dos aportes.

O texto está sob relatoria do deputado Antônio Gomide (PT) na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa de Leis.



FONTE GOVERNO DE GOIÁS

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar