quarta-feira, 31 dezembro 2025
InícioDESTAQUESEspecialistas da equipe médica do Crer são homenageados em alusão ao Dia...

Especialistas da equipe médica do Crer são homenageados em alusão ao Dia Nacional do Deficiente Auditivo

Publicado em


A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na tarde desta sexta-feira, 26, a sessão solene extraordinária dedicada ao Dia Nacional do Deficiente Auditivo, com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo a médicos otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos. A solenidade foi proposta pelo  presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB) e pelo deputado Cairo Salim (PSD), que presidiu a solenidade. A data, celebrada anualmente em 26 de setembro, busca conscientizar a população sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência auditiva e promover a inclusão social. 

Fizeram parte da mesa dos trabalhos, além de Salim, a chefe do Serviço de Implante Coclear do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), médica otorrinolaringologista, e professora Pauliana Lamounier; o chefe do serviço de otorrinolaringologia do Crer, médico otorrinolaringologista e professor Claudiney Cândido Costa; a gerente de reabilitação do Crer, Thais Nasser Sampaio; o diretor-geral da Assembleia Legislativa de Goiás, Francisco Oliveira; e o médico pediatra Sérgio Murilo Rocha.

Ao iniciar a sessão, Salim destacou o papel de representar o povo, por meio do voto democrático e da função fiscalizadora dos deputados estaduais. “Todos aqui chegaram por sufrágio popular, o povo no poder. Ano que vem é ano de eleições, quando serão eleitos presidente, senadores, deputados estaduais e federais. A população precisa fiscalizar seus representantes e divido com vocês a responsabilidade de trazer consciência política ao nosso povo”, afirmou.

O deputado falou, ainda, da sua satisfação em poder ser coautor da sessão solene de hoje e poder homenagear profissionais talentosos que são referência e destaque na sua categoria. “São pessoas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo e nossa gente. A melhor forma de celebrar o Dia Nacional do Deficiente Auditivo é homenageando os profissionais que trabalham nesta área: médicos otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos. Sintam-se homenageados pelo Poder Legislativo Estadual”, celebrou Salim.

Dignidade e inclusão 

Representante do Crer, Thais Nasser Sampaio, gerente de reabilitação da instituição, destacou o trabalho essencial realizado em prol das pessoas com deficiência auditiva. Em seu pronunciamento, ela ressaltou o papel do Centro de reabilitação desde sua fundação, em 2002, focada na reabilitação com excelência, dignidade e inclusão. Informou que mais de 63 mil próteses auditivas foram dispensadas, ressignificando vidas e enfatizou que o Crer é o único serviço do SUS, no Estado, a realizar cirurgias de implante coclear, um avanço tecnológico que oferece esperança. A gerente pediu a atenção dos parlamentares para a causa da deficiência auditiva, citando o caso de uma criança que, após o implante, pôde tocar na banda da Polícia Militar.

A representante do Crer finalizou o discurso reforçando que a deficiência auditiva não impõe limites, mas, sim, a necessidade de caminhos acessíveis. Ela clamou por um esforço conjunto e contínuo entre os profissionais da saúde, a sociedade e o poder público, incluindo o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa, para seguir com o propósito de cuidar de vidas com respeito, ciência e humanização, e assim garantir que a tecnologia e a esperança cheguem a todos que precisam.

SUS e reabilitação 

Em seguida, o médico e professor Claudiney Cândido Costa destacou a importância de colocar o tema em evidência e a relevância das decisões tomadas na Assembleia Legislativa para o trabalho desenvolvido na ponta, no atendimento a pacientes do SUS. O médico defendeu o Sistema Único de Saúde, classificando-o como uma das grandes conquistas do Brasil, que oferece assistência gratuita em um modelo de excelência.

Claudiney Cândido Costa relembrou a fundação do Crer, em 27 de setembro de 2002, completando 23 anos de existência. Ele narrou o planejamento inicial que transformou a distribuição de aparelhos auditivos em Goiás. Antes do Crer, de cada cem pacientes que recebiam o benefício pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), apenas 10% usavam o aparelho após um ano, caracterizando um investimento ineficaz. Com a criação do Crer e o acompanhamento especializado, o índice de uso e permanência dos pacientes com os aparelhos subiu para mais de 95%. O médico também destacou a criação do centro de alta complexidade em Otologia no Crer, que realizou o primeiro implante coclear em 2007 e hoje é referência nacional.

O especialista finalizou seu discurso ressaltando que a maior recompensa de um médico é a reabilitação de um paciente. Ele enfatizou o trabalho da equipe multidisciplinar do Crer, responsável pelo sucesso dos tratamentos. Ainda, o professor pediu apoio da Casa para que o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás também passe a realizar o implante coclear, ajudando a suprir a demanda, uma vez que o diagnóstico precoce favorece a boa recuperação dos pacientes. Ele revelou que o Crer tem capacidade para realizar mais implantes anualmente, mas que o alto custo é um desafio a ser superado.

Por fim, a médica Pauliana Lamounier, chefe do Serviço de Implante Coclear do Crer, celebrou a data como um momento de festejar as conquistas e reafirmar a luta pela reabilitação auditiva, destacando o orgulho de o Brasil ser um dos únicos países a realizar a cirurgia de implante coclear de forma totalmente gratuita pelo SUS, sendo o Crer o único hospital a oferecer o procedimento em Goiás.

Ao finalizar, a médica expôs o dilema enfrentado pela equipe: priorizar crianças na fila de cirurgia em detrimento de adultos. Essa decisão se deve ao fato de que, se uma criança ultrapassa a idade limite de quatro anos sem o implante, pode perder o critério para recebê-lo pelo SUS, impedindo-a de aprender a ouvir e a falar. Ela enfatizou a importância do trabalho multiprofissional da equipe e a relevância da família como o grande elo transformador na jornada do paciente com perda auditiva. A médica agradeceu a todos que dedicam seu dia à causa e parabenizou os deficientes auditivos e suas famílias pela jornada.



FONTE GOVERNO DE GOIÁS

Últimas notícias

Você pode gostar