O Distrito Federal poderá iniciar a fase de testes da utilização da Faixa Azul para motociclistas em breve, só falta a autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). A experiência deverá começar pelo Eixo Monumental e depois ser estendida para outras vias. As novidades foram compartilhadas durante reunião técnica da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) da Câmara Legislativa, na tarde desta quarta-feira (22).
A reunião foi promovida pela Comissão para debater medidas de segurança, infraestrutura, valorização da vida no trânsito e implementação de uma faixa preferencial para motos nas vias do DF. O encontro reuniu especialistas, pesquisadores, entregadores e representantes de associações de motociclistas.
De acordo com o presidente da CTMU, deputado Max Maciel (Psol), de janeiro a abril de 2025, 27 motociclistas perderam a vida em sinistros de trânsito no DF. “A gente defende a implementação da Faixa Azul, mas de forma estudada e consciente. É importante começar com um projeto-piloto, em uma via específica, avaliando resultados e ajustes necessários, para depois expandir para o restante do DF. Assim garantimos que a iniciativa realmente traga mais segurança e não novos riscos para quem está nas ruas todos os dias”, argumenta o distrital.
Durante o encontro, técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP), responsável pela implantação da Faixa Azul na capital paulista, apresentaram os resultados obtidos com o projeto naquela cidade. O diretor de planejamento da CET – SP, Ivan Carvalho de Moraes, explicou que os testes com a Faixa Azul estão sendo realizados há alguns anos. Segundo ele, pesquisas realizadas indicam grande aceitação geral de motociclistas, motoristas de carros e população em geral ao projeto.
O gestor de trânsito da (CET – SP), José Júlio Rebelo, informou que a experiência proporcionou a redução de 20% no número de sinistros com vítimas sérias e mortas nos trechos com Faixa Azul. Hoje, segundo nele, a capital paulista conta com 232 km de Faixa Azul implantados e a meta é implantar mais 200 km até 2028. A Faixa especial conta com largura total de 1,20 metros, sendo 1,10 de área útil e uma das vantagens apontadas é o aumento do campo de visibilidade para os motorista de veículos.
Projeto pronto para ser implantado
De acordo com o analista de planejamento urbano e infraestrutura do Detran, Hudson Carré, o projeto piloto da Faixa Azul no DF já está pronto para ser implantado e aguarda apenas o sinal verde da Senatran. O projeto foi elaborado por uma comissão que contou com técnicos do Detran, DER e secretaria de Mobilidade. De acordo com ele, a proposta é começar a experiência pelo Eixo Monumental e algumas outras vias do DF, que ainda serão definidas pelo DER). Para ele, o próximo passo é pensar numa comissão de implementação e monitoramento da experiência.
O deputado Fábio Felix (Psol), autor de projeto aprovado em 2023 que institui diretrizes para a implantação de faixas específicas para motos no DF, disse que o foco já era a experiência paulista e que o mais importante é assegurar a segurança e a integridade dos motociclistas.
Representantes da associação de trabalhadores e motoristas de aplicativos do DF e Entorno, presentes na reunião manifestaram apoio à Faixa Azul. Geisiele das Neves defendeu a implantação para dar mais segurança no trânsito para os motociclistas. E Abel dos Santos, considerou a experiência de São Paulo importante e que precisa ser levada para outros locais. Ele também apontou o monitoramento da velocidade das motos como medida preventiva para evitar acidentes.
Ricardo Sérgio de Oliveira, diretor de projetos viário da Semob, acredita que a experiência será positiva para o DF.