Foi aberta no Palácio Maguito Vilela, na manhã desta quarta-feira, 29, exposição de produtos da agricultura familiar e artesanatos locais do município de Lagoa Santa. A iniciativa é da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Casa, em parceria com o grupo Faeg Jovem de Lagoa Santa, a procuradoria da mulher do município e a Secretaria de Projetos Especiais da Alego.
Esta é a segunda edição da feira, que reúne artesanatos de matéria-prima local e produtos derivados de milho e leite, além de mel e artefatos de crochês que remetem à origem da cidade.
Cida Fidelis (PSD), coordenadora do grupo Faeg Jovem e procuradora da mulher de Lagoa Santa, destacou a Assembleia Legislativa de Goiás como parceira fundamental para o grupo. Ela ressaltou que o evento não só fomenta e apoia a agricultura familiar e os artesãos de Lagoa Santa, mas também chama a atenção dos deputados para a necessidade de políticas públicas, projetos e emendas para o sudoeste goiano.
Fidelis mencionou seu compromisso com o setor como vereadora e produtora rural. Ela explicou que a atuação como vereadora proporciona oportunidades para incentivar o empreendedorismo na agricultura familiar e no artesanato do município. “Como coordenadora do grupo Faeg Jovem, esta é uma realização que aplica os pilares do grupo: empreendedorismo, sucessão familiar e liderança, valorizando o trabalho do produtor rural que provê alimentos”, afirmou.
Abrindo espaço
Chefe da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Casa, Emiliana Pereira lembrou que a primeira edição se deu no primeiro semestre, com aceitação muito boa. “Hoje, eles retornaram com um grupo maior de produtores e mais produtos. A intenção é abrir cada vez mais este espaço para que as pessoas possam conhecer o trabalho da Faeg de Lagoa Santa, por que entendemos a importância de fomentar esse setor.”
Pereira pontuou a participação dos visitantes e servidores. “Os servidores têm comprado e consumido, pois essa é a intenção: além de dar visibilidade ao trabalho, também realizar esse comércio, já que é a fonte de renda e a força de trabalho da agricultura familiar. A Casa abre espaço para receber essas pessoas com muita alegria, e eu já encomendei meu mel aqui”, sublinhou.
O deputado Mauro Rubem (PT) visitou a feira e conheceu os participantes do Sudoeste goiano. Ele afirmou que o evento mostra a força da agricultura familiar e da reforma agrária, com produtores que entregam alimentos saudáveis ao povo brasileiro. Rubem também declarou ser defensor da agricultura familiar e da reforma agrária. Para ele, o fato de a Assembleia receber o evento representa um avanço.
A mostra ficará disponível para visitação até o final da tarde desta quinta-feira, 30.




