terça-feira, 30 dezembro 2025
InícioDESTAQUESIniciativa de Bruno Peixoto pode ampliar ações de conscientização sobre doação de...

Iniciativa de Bruno Peixoto pode ampliar ações de conscientização sobre doação de órgãos

Publicado em


Tramita na Assembleia Legislativa de Goiás um projeto de lei que tem o objetivo de ampliar as ações previstas na Lei nº 19.241, de 13 de abril de 2016, que institui a Semana Estadual de Conscientização da Doação de Órgãos e Tecidos.A proposta, de autoria do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), busca tornar mais abrangente e efetiva a política pública voltada à conscientização sobre o tema.

O texto que tramita no Parlmaneto com n° 22594/25, inclui novos dispositivos à legislação vigente. Entre eles, destaca-se a realização de campanhas educativas permanentes em escolas, universidades, órgãos públicos e instituições privadas, além da capacitação de profissionais de saúde, servidores e agentes comunitários como multiplicadores de informação.

O projeto também prevê o uso de ferramentas digitais, audiovisuais e impressas para divulgar informações claras e acessíveis à população, o estímulo ao registro oficial da vontade do cidadão quanto à doação de órgãos, e a criação de selos de reconhecimento a instituições que se destaquem em ações de incentivo à causa.

Outra medida proposta é o fomento a parcerias entre hospitais, universidades, organizações da sociedade civil e entidades religiosas para a realização de ações conjuntas de mobilização.

Na justificativa do projeto, Bruno Peixoto argumenta que a proposta busca fortalecer a educação em saúde, ampliar a participação da sociedade goiana e reduzir barreiras culturais relacionadas ao tema. “A adoção dessas medidas contribui para ampliar a participação popular, reduzir barreiras culturais, estimular a formalização da vontade do doador e, consequentemente, aumentar o número de transplantes realizados em nosso Estado”, afirmou o parlamentar. 

A matéria já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e será incluída em breve em Plenário para ser submetida a duas fases de discussão e votação. 



FONTE GOVERNO DE GOIÁS

Últimas notícias

Você pode gostar