O deputado Karlos Cabral (PSB), durante sessão solene de sua autoria em homenagem às artes marciais, na manhã desta sexta-feira, 19, fez uso da palavra e em seu discurso ressaltou que as artes marciais representam muito mais do que técnicas de luta, sendo um caminho de vida pautado em disciplina, respeito e superação. “Mais do que vitórias nos tatames e nos ringues, celebramos aqui valores que moldam cidadãos e constroem uma sociedade mais justa e disciplinada”, afirmou.
O deputado lembrou ainda que modalidades como Judô, Karatê, Jiu-Jítsu, Taekwondo, Capoeira, Boxe, Muay Thai, Aikido, entre outras, formam um patrimônio cultural e esportivo, além de contribuírem para a saúde e a formação integral do ser humano. “As artes marciais têm um papel fundamental, sobretudo quando iniciadas na infância. Elas transmitem valores como humildade, espírito de equipe, coragem e solidariedade”, destacou.
Cabral citou conquistas recentes de atletas goianos, como a Academia GF Team, de Rio Verde, que conquistou 20 medalhas no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, e o professor Rodrigo Gonçalves, de Jataí, que representou o Brasil na competição mundial realizada em Abu Dhabi. Também lembrou os títulos mundiais de capoeiristas goianos, reforçando que Goiás tem se tornado referência no cenário nacional e internacional.
O parlamentar aproveitou a solenidade para defender a ampliação de políticas públicas voltadas ao esporte, citando o programa estadual “Construindo Campeões”, do Governo de Goiás, que oferece oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade. “O que nos cabe é incentivar e ampliar iniciativas como essa, descentralizando os benefícios para todas as regiões do estado”, concluiu.
Além da homenagem, o deputado anunciou que apresentou à Casa um projeto de lei, que institui o Dia Estadual das Artes Marciais e dos Esportes de Combate, celebrado anualmente em 19 de setembro. Segundo Cabral, se aprovado, a criação da data será um marco para Goiás. “Não se trata apenas de uma celebração simbólica, mas de um instrumento para reforçar a relevância social, educacional e cultural das artes marciais e dos esportes de luta. Essa data dará mais visibilidade às modalidades, atrairá investimentos, reconhecimento e apoio financeiro, e permitirá que mais vidas sejam transformadas”, afirmou.
O parlamentar reforçou ainda o compromisso do seu mandato em apoiar o esporte e destacou o papel das artes marciais na transformação social. “Essas práticas formam cidadãos mais conscientes, jovens mais preparados e comunidades mais fortes. Nosso mandato será parceiro das artes marciais de todas as formas”, finalizou.

