Em solenidade de reconhecimento ao Dia do Engenheiro Civil, nesta terça-feira, 21, o propositor, deputado Lineu Olimpio (MDB), explicou na tribuna a importância da representatividade da área de engenharia.
O parlamentar relembrou sua atuação na categoria homenageada e destacou o momento do estado de Goiás na engenharia civil. Ele citou a construção de moradias, instituições de ensino, infraestrutura de saúde e pavimentação asfáltica.
Olimpio também mencionou que mais de 150 pontes e bueiros foram construídos no Nordeste goiano, interligando a região, e discorreu sobre a infraestrutura que o Governo do Estado está levando a áreas de meio ambiente e turismo.
O legislador falou das dificuldades para licitar uma obra. “Desde o primeiro momento, a engenharia está ali, no levantamento topográfico, a preparação do levantamento, com projetos entre os demais os processos que atrasam a entrega de obras que sonhamos entregar dentro do prazo” disse.
Além disso, Olimpio ressaltou a importância de buscar soluções para agilizar os processos e mencionou uma situação que o Governo de Goiás buscou para este fim, que está em contestação, e manifestou esperança em ter um resultado e destravar obras que precisam ser realizadas.
O deputado informou que foi indicado nessa segunda-feira, 20, para ser o relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) do Estado de Goiás. Ele disse que o trabalho será descentralizado, levando a discussão para as regiões, ouvindo engenheiros, lideranças municipais e comunidades, para democratizar a ação.
E concluiu: “Hoje não estamos diante de uma categoria profissional apenas, estamos diante de pessoas que transformam sonhos em estruturas, ideias em caminhos e projetos e realidades. Engenheiros civis não constroem apenas estruturas, constroem confiança, pertencimento, sonhos. Constroem o chão que sustentam o nosso passo, e o espaço onde a vida acontece”.