Com o objetivo de promover a conscientização, a prevenção e o combate ao uso de drogas entre crianças, adolescentes e jovens, o deputado Lucas Calil (MDB) apresentou um projeto de lei que institui a Política Estadual de Educação Antidrogas nas instituições de ensino de Goiás.
A proposta, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) com n° 25499/25, busca fortalecer o ambiente escolar como espaço estratégico de formação cidadã e de proteção social.
De acordo com o texto, a política contará com realização contínua de palestras, oficinas, dinâmicas, seminários e projetos interdisciplinares que abordem os riscos e consequências do uso de drogas. A matéria também trata da inserção de conteúdos de prevenção e cidadania nos projetos pedagógicos das escolas e a capacitação permanente de professores, gestores e demais profissionais para lidar com o tema.
Entre as ações previstas estão, ainda, a disponibilização de materiais didáticos e digitais adaptados às diferentes faixas etárias, além da promoção de atividades esportivas, culturais e artísticas como alternativas saudáveis de socialização. A proposta também garante a possibilidade de articulação conjunta das Secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública, além de conselhos tutelares, organizações não governamentais e instituições comunitárias.
“O consumo de drogas, lícitas e ilícitas, tem avançado de forma preocupante entre os jovens, afetando o rendimento escolar, a convivência familiar e comunitária, além de aumentar a vulnerabilidade à violência e à marginalização”, afirma o deputado ao justificar a iniciativa e pedir o apoio dos pares para sua aprovação.
A propositura foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Alego e será distribuída para relatoria parlamentar. Se aprovada pelos membros do colegiado, passará pela análise da comissão de mérito e deverá ser submetida a duas fases de apreciação em Plenário.

