PUBLICIDADE
InícioDESTAQUESMinistro do TCU, Augusto Nardes recebe Título de Cidadão Honorário de Brasília

Ministro do TCU, Augusto Nardes recebe Título de Cidadão Honorário de Brasília

Publicado em


Ministro do TCU, Augusto Nardes recebe Título de Cidadão Honorário de Brasília

Na próxima terça-feira (9), a Câmara Legislativa do Distrito Federal entrega o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) João Augusto Ribeiro Nardes. A cerimônia acontece no plenário, às 19h.

A honraria foi proposta pela deputada Paula Belmonte (Cidadania). No projeto de decreto legislativo 303/2025, a parlamentar ressalta que a carreira do ministro foi pautada pelo combate à corrupção e pelo fortalecimento da transparência e da eficiência no uso de recursos públicos.

“O ministro Nardes, em sua trajetória, contribuiu significativamente para a construção de um Brasil mais justo, ético e eficiente, com reflexos diretos sobre a administração pública local e nacional. Sua atuação exemplar é motivo de orgulho para a sociedade brasiliense e merece ser devidamente reconhecida”, afirmou a deputada.

O título de cidadão honorário é concedido a pessoas que prestaram relevantes serviços à população do DF, mas nasceram em outras unidades da federação. O ministro é natural da cidade de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.

 

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

Membro do TCU desde 2005, Nardes exerceu a presidência do tribunal entre 2013 e 2014. Esse órgão independente é responsável por analisar as contas dos administradores de recursos públicos federais, sendo composto por nove ministros, seis deles escolhidos pelo Congresso Nacional.

Augusto Nardes foi indicado ao TCU pela Câmara dos Deputados, quando era deputado federal, cargo que exerceu em três mandatos (1995-1999; 1999-2003; 2003-2005). Antes disso, também foi eleito como vereador de Santo Ângelo (1973-1977) e como deputado estadual do Rio Grande do Sul (1986-1990; 1991-1995).

Formado em Administração de Empresas (Faculdades Integradas de Santo Ângelo – FISA/FUNDAMES), o ministro tem especializações em política do desenvolvimento, estratégia do desenvolvimento e estatística do trabalho.

A cerimônia de entrega do título será transmitida pela TV Câmara Distrital, pelos canais 9.3 (aberto), 11 (Claro) e 9 (Vivo), pelo YouTube.



FONTE AGENCIA BRASÍLIA

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar