- PUBLICIDADE -
InícioDESTAQUESPCDF deflagra a 2ª fase da Operação Nominus

PCDF deflagra a 2ª fase da Operação Nominus

Publicado em

Na tarde desta segunda-feira, 20/05, a Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da DRCPIM/CORF, deflagrou a segunda fase da Operação Nominus, com o objetivo de cumprir mandado de prisão decorrente de sentença condenatória expedido contra um homem apontado como o maior fraudador em atividade no DF e região, especializado em crimes contra instituições financeiras. As investigações conduzidas pela unidade especializada revelaram que ele liderava um grupo criminoso responsável por diversos crimes, como estelionato, furto qualificado, uso de documentos falsos, invasão de dispositivos informáticos e lavagem de dinheiro.

O modus operandi do grupo incluía a violação de sistemas de biometria digital e a invasão da plataforma GOV.BR, para posterior abertura de contas bancárias em nome de servidores públicos e empresas, solicitação de empréstimos, emissão de cartões de crédito, saques e transferências via PIX, utilizando-se inclusive do Open Finance para a efetivação dos crimes. Estima-se que os prejuízos ultrapassem R$ 5 milhões, afetando severamente as vítimas financeira e emocionalmente.

A investigação resultou na condenação do homem à pena de 10 anos de reclusão em regime fechado. Durante o cumprimento do mandado, ele foi localizado em plena atividade criminosa ao lado de um comparsa. Com a dupla, foram apreendidos espelhos de contas de água da CAESB, comprovantes de renda falsificados, impressoras, chips de telefone, notebooks, aparelhos celulares, cartões bancários em nome de terceiros, documentos de identidade falsos e outros materiais utilizados na prática de fraudes.

Além do cumprimento do mandado de prisão, ambos foram presos em flagrante pelo crime de falsificação de documento particular, cuja pena prevista é de reclusão de 1 a 5 anos, além de multa. A Polícia Civil do Distrito Federal reforça seu compromisso no combate à criminalidade e à repressão qualificada contra fraudes patrimoniais, contribuindo para a proteção dos cidadãos e das instituições financeiras.

 

 Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação





FONTE PCDF

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar