Na manhã do último domingo (8), a Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da 26ª Delegacia de Polícia, com o apoio da 32ª e 27ª Delegacias de Polícia, da Divisão de Apoio Logístico Operacional (Dalop), da Divisão de Operações Especiais (DOE) e da Divisão de Operações Aéreas (DOA), deflagrou a Operação Ílion, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas que atuava na área conhecida como “Feira do Rolo”, localizada na Quadra 419 de Samambaia.
No curso da operação, foram presas 15 pessoas, sendo 13 homens e duas mulheres, além da apreensão de seis adolescentes. Os maiores de idade foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e corrupção de menores, enquanto os adolescentes responderão por atos infracionais análogos aos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.
As investigações tiveram início em outubro de 2025, ocasião em que se constatou que o grupo criminoso havia estruturado no local uma verdadeira “feira de drogas”, onde entorpecentes eram comercializados de forma ostensiva, ao ar livre, sendo as substâncias cortadas, fracionadas e embaladas no próprio local. Durante o monitoramento da área, verificou-se ainda que os investigados isolaram determinado perímetro, no qual a venda de drogas ocorria livremente, impedindo a circulação de frequentadores da feira, os quais eram ameaçados pelos integrantes da associação criminosa. Essas ameaças ocorriam com uso de facas e armas de fogo.
