InícioDESTAQUESProcuradoria destaca: idosos podem ter credencial digital para vagas de estacionamento

Procuradoria destaca: idosos podem ter credencial digital para vagas de estacionamento

Publicado em


Procuradoria destaca: idosos podem ter credencial digital para vagas de estacionamento

Veja como emitir a credencial digital: gratuita, vitalícia e válida em todo o Brasil

A credencial para as vagas de estacionamento reservadas às pessoas com 60 anos ou mais no Distrito Federal pode ser emitida e acessada de forma digital, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Para aqueles que aderirem, o uso do cartão físico no painel do veículo deixa de ser obrigatório. 

A medida começou a ser implementada no final de 2024, com várias novidades: o credenciamento digital tem validade em todo o território nacional, e o documento é vitalício.  

A fiscalização também foi modernizada: os agentes de trânsito podem realizar a verificação de forma online, por meio do Sistema Nacional de Trânsito (Senatran). Para isso, é essencial que a credencial do idoso esteja vinculada à placa do veículo e disponível para consulta. 
 

Chico Vigilante é Procurador do Idoso da CLDF (Andressa Anholete/Agência CLDF)

“A fiscalização digital, feita por meio das placas, traz mais segurança aos idosos que utilizam as vagas prioritárias e ajuda a coibir o uso indevido desses espaços. É um passo significativo para garantir respeito e prioridade às pessoas idosas no trânsito”, avalia o procurador dos idosos da Câmara Legislativa, deputado Chico Vigilante (PT). 

Vale lembrar que estacionar indevidamente em vagas reservadas para idosos, pessoas com deficiência ou gestantes é infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,24, adição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da remoção do veículo. 

Como solicitar a credencial digital? 

O processo é totalmente gratuito e online, sem a necessidade de deslocamentos, por meio do aplicativo Carteira Digital Online (CDT). Veja o passo a passo: 

1 – Acesse e atualize o aplicativo CDT no celular, utilizando a sua conta gov.br. É necessário possuir o selo Prata de segurança; 

2 – Leia o termo de responsabilidade e a política de privacidade e confirme; 

3 – Acesse a opção ‘Condutor’ e selecione a opção ‘Credencial de Idosos’;  

4 – Acione a opção “Emitir credencial’; 

5 – Selecione a opção ‘Li e concordo com os termos e condições’ e, em seguida, clique em ‘Emitir credencial de idoso’; 

6 – Feito! A sua credencial estará ativa e sem a necessidade de impressão. 

Para vincular a credencial a veículo próprio, acione a opção ‘Vínculo da credencial a veículo’ e, sem seguida “Vincular ao meu veículo’. Serão listados os veículos de propriedade do beneficiário, que deverá selecionar qual o desejado para vincular ao documento. Depois de confirmar todas as etapas, o processo estará concluído. 

Caso o intuito seja vincular a credencial digital a veículo de terceiros, acione ‘Vínculo da credencial a veículo’ e, em seguida, ‘Solicitar vínculo a veículo de terceiro’. Haverá um campo para incluir a placa do carro e o CPF do proprietário, o qual será notificado e precisará autorizar a ação. 

*Com informações da assessoria de comunicação da PRO60+



FONTE AGENCIA BRASÍLIA

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar