Na última sexta-feira (3), um homem, de 23 anos, conhecido como Colombiano, acusado de abusar sexualmente de uma criança de nove anos, foi localizado e preso na cidade de Bogotá, Colômbia. A prisão do foragido foi realizada em cumprimento a uma Notificação Vermelha da Interpol, com apoio da Polícia Federal (PF) e da Ameripol (Comunidade das Polícias da América). Contra o homem havia um mandado de prisão expedido pela Justiça Brasileira e requerido pela Polícia Civil do DF, resultado de investigações conduzidas pelas equipes da 10ª DP (Lago Sul).
De acordo com o apurado, os abusos cometidos pelo professor ocorreram durante quatro anos consecutivos (2019-2023), no interior da residência da família, localizada em uma região nobre da capital federal.
O foragido teria praticado os atos libidinosos em razão de ser vizinho da família da vítima e, por isso, tinha a confiança dos moradores para frequentar o local, interagir com a criança e jogar videogame, momento em que cometia os abusos.
À polícia, a mãe da criança contou que o filho só teve coragem de narrar os fatos em novembro de 2023, após anos de abusos sexuais, quando procurou a delegacia para registrar ocorrência. O autor fugiu ao ter ciência de que havia sido denunciado e indiciado pelo crime, sendo capturado, na Colômbia, na última sexta-feira (3), durante operação que contou com ação conjunta de inteligência das polícias da Colômbia e do Brasil. Ele era procurado pela polícia internacional desde abril de 2024.
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação