- PUBLICIDADE -
InícioDESTAQUESUnDF aprimora ensino de saúde com quatro modelos de simuladores anatômicos de...

UnDF aprimora ensino de saúde com quatro modelos de simuladores anatômicos de alta fidelidade

Publicado em


Após um longo período de espera, a Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), integrada à Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF), terá um moderno laboratório de simulação realística. O contrato, no valor de R$ 1,5 milhão, foi assinado em 29 de janeiro. Estão sendo adquiridos quatro modelos anatômicos de alta fidelidade de paciente adulto, gestante, criança e bebê. O investimento será pago com recursos do fundo da UnDF. A reforma do espaço foi realizada pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A entrega dos simuladores ocorrerá em 120 dias.

A aquisição dos simuladores é uma das ações da Comissão de Acompanhamento do Processo de Integração da Escs à UnDF, instituída pelo decreto nº 43.321, de 16 de maio de 2022. O colegiado é composto por três representantes titulares e três suplentes da UnDF, da Escs e da Fepecs. Segundo a presidente da comissão, Fabiana França, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UnDF, os passos iniciais do trabalho de aquisição dos simuladores foram dados ainda em 2023, mas a partir de 2024 as etapas da licitação avançaram até a conclusão do processo em janeiro deste ano.

As máquinas simulam respiração, convulsões, choro e sons com alta fidelidade; assim, podem ajudar no preparo de futuros profissionais de saúde | Fotos: Divulgação/UnDF

“O engajamento das três instituições na concretização da compra dos simuladores trará importantes benefícios, como a modernização tecnológica e maior segurança na formação profissional dos estudantes. Essa ação especial é de importância singular e ficará na história da ESCS e da UnDF”, celebrou.

Simone Benck, reitora da UnDF, lembrou que a ação conjunta representa um forte investimento e evolução para a formação dos estudantes dos cursos das áreas biológicas e da saúde, enquanto futuros profissionais, proporcionando à Escs um ambiente de aprendizado avançado.

“O novo laboratório de simulação qualificará ainda mais os profissionais egressos da UnDF que atuarão no DF e na Ride, beneficiando a nossa população, especialmente a mais vulnerável”

Simone Benck, reitora da UnDF

“O novo laboratório de simulação qualificará ainda mais os profissionais egressos da UnDF que atuarão no DF e na Ride, beneficiando a nossa população, especialmente a mais vulnerável. Essa conquista é fruto do trabalho da Comissão de Integração da Escs/UnDF, e reforça o nosso compromisso com a excelência no ensino público e na saúde”, ressaltou.

Simuladores de alta fidelidade

De acordo com o professor Thiago Blanco, os robôs são programados para simular uma ampla gama de situações clínicas e responder à intervenção adotada pela pessoa em treinamento. Os simuladores de alta fidelidade respiram, convulsionam, choram, emitem sons, entre outras funções.

Thiago Blanco: “O laboratório permite que a gente entregue para a sociedade um profissional que seja mais bem-qualificado e que garanta a segurança das pessoas que estarão diante dos estudantes”

“O laboratório permite que a gente entregue para a sociedade um profissional que seja mais bem-qualificado e que garanta a segurança das pessoas que estarão diante dos estudantes, seja dos cursos de graduação em saúde, seja de outras formações médicas. Esse é o maior ganho. Que a gente possa preservar a segurança, a dignidade, a humanidade e, sobretudo, garantir que essa escola de saúde e as escolas parceiras estejam comprometidas com o bom treinamento de seus estudantes”, concluiu.

Sobre a implantação do laboratório de simulação realística, a diretora da ESCS, Viviane Peterle, reforçou que, com o suporte de tecnologia avançada, os alunos vivenciam cenários clínicos complexos, desenvolvendo simultaneamente a competência técnica e o raciocínio crítico. “Para os docentes, o desafio está na elaboração de uma matriz curricular que incorpore essa metodologia de forma eficaz, garantindo sua aplicação progressiva e alinhada aos objetivos de aprendizagem”, observou.

Laboratório reformado

A instalação dos conjuntos de simuladores de alta fidelidade ocorrerá na unidade da Escs, localizada no edifício-sede da Fepecs, na Asa Norte. O espaço que abriga o laboratório foi todo reformado e dividido em cinco ambientes: duas salas de debriefing, uma sala de comando e duas salas de procedimentos. O local já possui equipamentos hospitalares, computadores e mobiliários. A diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha, explicou que a reforma foi realizada com recursos próprios da instituição e, também, com a contrapartida de bens e serviços pelo uso de cenários de ensino da Secretaria de Saúde por universidades privadas.

Inocência Rocha ressalta a importância de a faculdade devolver os investimentos para a sociedade

“Isso reflete o interesse e o empenho do governo em dar essa devolutiva para a sociedade. Este laboratório vem atender a uma necessidade antiga das escolas de medicina, de enfermagem, assim como dos cursos técnicos oferecidos na Fepecs. É um compromisso assumido e concretizado com muito esforço e com muita garra, somada a toda importância de criação da Universidade do Distrito Federal que vem para somar ao trabalho que a Escs vinha fazendo há 23 anos”, afirmou Inocência Rocha.

Para Valéria Vieira, coordenadora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UnDF, a conquista representa um importante marco na transição da Escs para a realidade de uma universidade distrital que traz, no projeto de criação, o compromisso com a inovação e a interdisciplinaridade.

“O cenário de simulação realística, integrado à matriz curricular dos cursos da saúde, vai possibilitar a interrelação entre os conhecimentos pedagógicos, científicos, humanísticos e tecnológicos e o diálogo com as diversas áreas para corroborar a formação de um profissional de saúde comprometido com a produção, disseminação e aplicação do conhecimento e o atendimento às necessidades da população”, ressaltou.

De acordo com o contrato, a empresa vencedora da licitação tem o prazo de 120 dias para entregar os equipamentos na sede da Escs. A gestão do laboratório de simulação realística será feita por uma comissão estruturante constituída pela Fepecs. O colegiado será responsável pela elaboração de ações de planejamento para a estruturação administrativa e pedagógica do espaço.

*Com informações da UnDF



FONTE AGENCIA BRASÍLIA

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar