sexta-feira, novembro 8, 2024

Eleições escolares complementares envolvem comunidade escolar na gestão democrática

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Na última quarta-feira (23), as eleições para diretores, vice-diretores e conselheiros escolares movimentaram 271 unidades de ensino da rede pública do Distrito Federal. Por meio da Comissão Eleitoral Central (CEC), a Secretaria de Educação do DF realizou a fiscalização das eleições em diversas escolas e garantiu a lisura e a equidade do processo eleitoral.

A presidente da CEC e chefe da Assessoria de Governança e Gestão Estratégica (Asgov), Tânia de Ávila, explica que as eleições deste ano são complementares ao ano passado. “Elas visam recompor os conselhos escolares, e para a direção, 30 escolas estão participando. São escolas que foram inauguradas após o processo eleitoral do ano passado ou que não tiveram a chapa referendada”, explica Tânia, que coordenou um dos grupos que visitou as unidades escolares.

A CEC fiscalizou as eleições para assegurar o cumprimento dos protocolos e orientar as escolas | Fotos: André Amendoeira/SEEDF

“A formação do conselho é crucial para o funcionamento da escola, por isso estamos atuando intensivamente para efetuar essa recomposição”, complementa. Os conselheiros escolares, peças-chave na gestão democrática, são responsáveis por representar os interesses da comunidade e garantir que suas vozes sejam ouvidas.

Suas atribuições incluem a fiscalização dos recursos financeiros da escola, a definição de prioridades para melhorias no ambiente escolar e o apoio à implementação de projetos pedagógicos. Além disso, desempenham um papel fundamental no fortalecimento do diálogo entre a escola e a comunidade, promovendo transparência e colaboração, pilares fundamentais para uma educação de qualidade.

Participação

As eleições escolares são um instrumento democrático essencial para a comunidade escolar, envolvendo estudantes, pais, servidores na escolha de seus gestores e conselheiros. Dessa forma, todos podem participar das decisões que impactam diretamente o ambiente escolar e contribuir para o aprimoramento do direcionamento pedagógico. A participação ativa de todos fortalece a representatividade e promove uma maior integração entre os diferentes segmentos da escola.

Na Escola Classe 43 de Ceilândia, a votação ocorreu na biblioteca da escola, em um ambiente cuidadosamente preparado para receber a comunidade escolar

Na Escola Classe (EC) 43 de Ceilândia, a votação ocorreu na biblioteca da escola, em um ambiente cuidadosamente preparado para receber a comunidade escolar. “Hoje, temos a alegria de contar com três chapas concorrendo à direção e vice-direção. Isso gera debate, desperta interesse pela escola e traz maior visibilidade ao processo”, destacou Ygor Leite, professor da escola.

Para o docente, isso incentiva a participação de todos, seja para conhecer as propostas de cada chapa ou para entender o que cada grupo pretende realizar pela escola. “Estamos todos mais envolvidos na construção da escola que desejamos, uma escola melhor, que cresce junto com os estudantes e se integra cada vez mais à comunidade”, avaliou.

Resultados

Das 30 escolas que estavam participando das eleições para eleger a equipe de direção da escola, 28 elegeram as chapas para diretor e vice-diretor. Além disso, foram eleitos 854 conselheiros neste ano.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)



FONTE AGENCIA BRASÍLIA

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