segunda-feira, maio 27, 2024

“Goiás está de mãos dadas com o povo gaúcho”, diz Caiado sobre atuação no RS

Share


Em entrevista à Rádio Guaíba, realizada nesta terça-feira (07/05), o governador Ronaldo Caiado destacou que o povo goiano está de “mãos dadas” com o povo gaúcho para minimizar os impactos imediatos do desastre das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, nos últimos dias.

Até o momento, as estatísticas de atendimentos realizados pelos bombeiros militares totalizam 33.268 pessoas salvas e 2.091 animais resgatados, sendo que Goiás teve participação direta no salvamento de mais de 150 pessoas e 25 animais.

Um comitê de crise foi montado em Goiás, já que o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBM-GO), Coronel Washington Luiz Vaz Júnior, é presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares, responsável pela coordenação nacional das equipes de salvamento.

“Estamos acompanhando todas as ações que estão sendo feitas. Com isso, conseguimos um número de bombeiros militares que foram deslocados para o Rio Grande do Sul e outros que estão aguardando para chegar conforme a alternância que é feita. Hoje, segundo o relatório que temos, 12 estados já enviaram ajuda e outros 6 estão em deslocamento, já os outros permanecem em stand-by para alternar”, explicou o governador.

O Governo de Goiás também disponibilizou um avião que está levando medicamentos, material de higiene e outros itens até municípios do Rio Grande do Sul. A aeronave já fez três viagens para os municípios gaúchos de Santa Maria e Caxias do Sul.

“O avião do Estado tem feito essa ponte aérea direta para transferir o material”, ressaltou Caiado à emissora de rádio.

“Hoje saímos cedo com insulina e diversos medicamentos de Maringá (PR) para Santa Maria (RS). Depois retornamos para Maringá para buscar soro, água oxigenada e diversos insumos”, destacou capitão Pascoal do Serviço Aéreo do Estado (Saeg-GO), sobre a atuação goiana na linha de frente.

Avião do estado de Goiás transporta material de higiene e medicamentos para o Rio Grande do Sul (Foto: Saeg)

Campanha de arrecadação

O governador Ronaldo Caiado anunciou, na segunda-feira (06/05), que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) disponibilizou pontos de coleta para arrecadação de doações. A iniciativa é uma ação do Governo de Goiás, por meio do Corpo de Bombeiros e do Goiás Social. As doações podem ser entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros no estado.

A prioridade é para a arrecadação de kit dormitórios (lençol, travesseiro, fronha, mosquiteiro), além de colchões e cobertores, ambos novos e embalados. Podem ser doadas também cestas básicas contendo alimentos crus, como arroz, feijão, cuscuz, macarrão, café, açúcar, dentre outros, além de enlatados, líquidos como óleos de soja, além de bolachas ou biscoitos.

Sobre os kits de higiene pessoal, podem ser doados creme dental, escova de dente, sabonete, shampoo, condicionador, papel higiênico, dentre outros. Já os materiais de limpeza incluem sabão em barra, sabão em pó, detergente, desinfetante, esponja de aço, rodo, vassoura, absorvente e bucha para banho.

Saiba mais

Bombeiros de Goiás iniciam trabalho de resgate no Rio Grande do Sul

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás



Source link

Leia mais

Local News