21.6 C
Distrito Federal

GDF dá voz e constrói políticas voltadas às mulheres

Governador Ibaneis Rocha reafirma compromisso com a pauta feminina em evento do Instituto Brasileiro de Ensino

Há menos de 24 horas do Dia Internacional da Mulher, o governador Ibaneis Rocha reforçou a importância de ter recriado a Secretaria de Estado da Mulher no primeiro ano de gestão. “Sentimos a necessidade de nos aproximar cada vez mais das mulheres do DF, em especial daquelas em situação de vulnerabilidade”, discursou nesta segunda-feira (7), durante inauguração do segundo campus do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) na capital, localizado na L2 Norte.

Em evento com a presença de diversas autoridades, o chefe do Executivo local acompanhou ainda um debate sobre “Empreendedorismo, Transformação Digital e Liderança Feminina”, promovido pela instituição de ensino em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Ibaneis destacou ainda o balanço de ações da pasta voltada às mulheres, comandada pela empresária e militante das causas femininas, Ericka Filippelli. “Com o ‘braço mais estendido’, o governo vem desenvolvendo ações em parceria com a Câmara Legislativa, entidades do setor privado e da sociedade civil em benefício do público feminino”, complementou.

Lembrando que “criou” uma pasta específica para a mulher, em especial para tratar das que vivem em situação de vulnerabilidade, o governador Ibaneis Rocha completou: “Com o ‘braço mais estendido’, o governo vem desenvolvendo ações em parceria com a Câmara Legislativa, entidades do setor privado e da sociedade civil em benefício do público feminino” | Fotos: Renato Alves / Agência Brasília

Ibaneis também acompanhou a conferência do instituto com a presença de empresárias de sucesso no País e na capital federal. Em um auditório cheio de alunos e jovens empreendedores, Janete Vaz, sócia-fundadora do Laboratório Sabin, e Luiza Helena Trajano, que comanda a rede de lojas Magazine Luiza – mediadas pela jornalista Lílian Tahan, do portal de notícias Metrópoles –, contaram suas experiências e a luta das mulheres por espaço no mercado de trabalho.

Prestigiaram o evento também o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Napoleão Nunes Maia. Além de duas representantes do governo local – as secretárias Marcela Passamani (Justiça e Cidadania) e Giselle Oliveira (Esporte e Lazer).

Novo campus IDP

“Vi essa instituição nascer e sua capacidade de formar profissionais com um olhar diferente para o futuro. O IDP é um instituto brasiliense e temos o orgulho de falar isso por onde passamos”, observou o governador Ibaneis Rocha

Criada em Brasília em 1998, a instituição de ensino tem como um dos sócios-fundadores o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Tradicional na área de direito, o IDP oferece, além da graduação, especialização em diversas áreas, mestrado e doutorado. Como ex-aluno de pós-graduação, o governador, advogado de formação, celebrou o crescimento do centro de ensino.

“Vi essa instituição nascer e sua capacidade de formar profissionais com um olhar diferente para o futuro. O IDP é um instituto brasiliense e temos o orgulho de falar isso por onde passamos”, observou o governador.

Segundo Gilmar Mendes, a ampliação do centro de ensino é motivo de alegria até mesmo pelo o que ele se tornou. “Podemos dizer que o IDP virou uma grande referência no ensino. Hoje, ele se expande para abrigar cinco novos cursos. E, apesar de ter alcance nacional e até internacional, é um instituto tipicamente de Brasília”, frisou. Graduação em arquitetura, ciência da computação, economia e engenharias de software e produção são as novidades.

Avatar

Últimas notícias

Relacionadas