terça-feira, junho 18, 2024

PUBLICIDADE

Operação Provérbios 21:15 da PCDF desarticula associação criminosa voltada ao tráfico de drogas

Share


Nesta terça-feira (28), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Provérbios 21:15*, por intermédio da 6ª Delegacia de Polícia, com o objetivo de combater o tráfico de drogas na região do Paranoá e Itapoã.

Na ação foram cumpridos oito mandados de prisão preventiva e 11 mandados de busca e apreensão, nas cidades do Paranoá, Itapoã e Sol Nascente, em desfavor de infratores que, para além da venda direta de entorpecentes aos usuários, também buscavam, junto a traficantes interestaduais, grandes quantidades de maconha, cocaína e, principalmente, crack, com o objetivo de distribuir e abastecer outros traficantes no Paranoá e Itapoã.

Após quatro meses de intensas diligências, com monitoramento diuturno dos integrantes da associação, merece destaque o fato de que o mais articulado e temido traficante do Paranoá foi preso, em que pesem as inúmeras estratégias que utilizava para dificultar a identificação de suas atividades ilícitas.

Conforme investigado, a associação criminosa contava com estrutura hierárquica meticulosamente articulada. O líder, de 38 anos, controlava todo o esquema delitivo, ao lado de sua companheira, de 34 anos. A organização contava também com um gerente, de 33 anos, responsável pela distribuição dos entorpecentes e arrecadação dos valores provenientes da “venda no varejo”, realizada pelos “aviões”, em “bocas de fumo” e locais públicos, como ruas e praças, sempre buscando novos usuários.

Verificou-se que, com a finalidade de aumentar as vendas, o bando aceitava pagamentos, não só em dinheiro, mas também via PIX, cartão de crédito e mercadorias provenientes de furto ou roubo. Ademais, a organização também praticava vendas “delivery”, ou seja, levava a droga encomendada até as residências dos usuários.

Os membros da associação possuem vasta lista de antecedentes criminais, incluindo homicídios, porte de arma, roubos, furtos, receptações, além de diversas outras prisões por tráfico de drogas, realidade que demonstra a periculosidade do bando.

Durante as buscas, foram apreendidas máquina de contar dinheiro, grande quantidade de cocaína (aproximadamente dois quilos), diversas balanças de precisão e vultosa quantia em dinheiro.

A Operação contou com o apoio de equipes da Divisão de Análise Técnica e Estatística (Date), Divisão de Operações Especiais (DOE), Seção de Operação com cães (SOC/DOE) e Divisão de Operações Aéreas (DOA), além de policiais de outras Unidades Circunscricionais e do Departamento de Polícia Especializada.

Os presos foram indiciados nos delitos de Associação para o Tráfico de Drogas, Tráfico e Organização Criminosa, podendo ser condenados a até 33 anos de prisão.

*Operação Provérbios 21:15 “Quando se faz justiça, o justo se alegra e os malfeitores se aterrorizam”

Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação!





Source link

Leia mais

Local News