Manchetes

Programa Norte Conectado inaugura infraestrutura de alta velocidade


Presidente Jair Bolsonaro participou da instalação dos cabos

O presidente da Rep√ļblica, Jair Bolsonaro participou hoje (14) de uma visita t√©cnica para acompanhar o lan√ßamento de um projeto para implantar cabos de fibra √≥tica entre os munic√≠pios de Macap√°, no Amap√° e Santar√©m, no Par√°. A implanta√ß√£o dos cabos da chamada Infovia 00 faz parte do Programa Norte Conectado, uma a√ß√£o para levar internet de alta velocidade a comunidades da regi√£o que ainda n√£o disp√Ķem do servi√ßo.

Além de Macapá e Santarém, o cabo vai passar também pelos municípios paraenses de Alemquer, Almeirim e Monte Alegre. A perspectiva é que cerca de um milhão de pessoas sejam beneficiadas com a fibra ótica.

Al√©m da instala√ß√£o de pontos de acesso wi-fi gratuito em pra√ßas desses munic√≠pios, a internet de alta velocidade tamb√©m ser√° disponibilizada, nessa etapa, para 86 institui√ß√Ķes de ensino, sa√ļde e seguran√ßa p√ļblica. Ser√£o 14 em Macap√° e 72 nas outras quatro cidades paraenses.

O lançamento subfluvial da rede ocorre em janeiro por se tratar da época do ano em que o leito do rio está mais propício para este tipo de serviço. Os cabos são transportados em uma espécie de balsa, erguidos por um guindaste e depois colocados em uma estrutura que vai depositá-los no leito dos rios. No total, serão lançados 770 km de cabos.

Os cabos de fibra v√£o se ligar ao linh√£o de energia el√©trica de Tucuru√≠, no Amap√°, e ao linh√£o da Eletronorte, em Santar√©m. O custo estimado √© de R$ 94 milh√Ķes e a previs√£o √© que a implanta√ß√£o da fibra √≥tica termine no final de mar√ßo.

A implanta√ß√£o da Infovia 00 √© a primeira etapa do programa, que integra o Programa Amaz√īnia Integrada Sustent√°vel, voltado para a implanta√ß√£o rede de transporte de fibra √≥ptica de alta capacidade ao longo dos rios da Regi√£o Amaz√īnica e de redes metropolitanas nos munic√≠pios conectados √† rede de transporte.

Bolsonaro participou da cerim√īnia acompanhado pelo ministro das Comunica√ß√Ķes, F√°bio Faria. Segundo o ministro, na implanta√ß√£o do programa, ser√£o R$ 1,5 bi de investimentos com recursos oriundos principalmente do edital de concess√£o da tecnologia 5G. A estimativa √© que 10 milh√Ķes de habitantes sejam beneficiados.

No total, ser√£o mais de 12 mil km de fibra √≥tica implantadas nos leitos dos rios da Amaz√īnia e atendendo 58 munic√≠pios de seis estados da regi√£o (Acre, Amazonas, Amap√°, Par√°, Rond√īnia e Roraima).

As redes implantadas permitir√£o a conex√£o de estabelecimentos p√ļblicos, como institui√ß√Ķes de ensino, unidades de sa√ļde, hospitais, bibliotecas, institui√ß√Ķes de seguran√ßa p√ļblica e tribunais. A proje√ß√£o do governo √© que todas as infovias devem ser implantadas at√© 2026. A pr√≥xima infovia, cujo in√≠cio est√° previsto para o final do ano, ligar√° os munic√≠pios de Santar√©m e Manaus, passando por cinco municipios no Par√° e quatro no Amazonas.

‚ÄúO lan√ßamento desse cabo submerso que vai conectar toda a regi√£o Norte do Brasil, vai trazer internet para todos voc√™s‚ÄĚ, disse Bolsonaro durante a cerim√īnia de lan√ßamento do cabo de fibra. ‚ÄúTamb√©m, no meio do ano, grande parte das capitais do Brasil j√° ter√£o, no m√≠nimo, o seu n√ļcleo de internet 5G, afirmou Bolsonaro.

Edição: Pedro Ivo de Oliveira

Com novos casos de covid-19, Rio cancela blocos de rua no carnaval
Manchetes

Com novos casos de covid-19, Rio cancela blocos de rua no carnaval

Pequenas e micro terão dificuldades após veto do presidente sobre renegociação de dívidas
Manchetes

Pequenas e micro terão dificuldades após veto do presidente sobre renegociação de dívidas

Parte de morro desliza sobre duas casas no centro de Ouro Preto
Manchetes

Parte de morro desliza sobre duas casas no centro de Ouro Preto

Atualmente n√£o h√° coment√°rios.