terça-feira, junho 18, 2024

PUBLICIDADE

Saúde apoia 1º Congresso Multidisciplinar sobre Autismo em Goiás

Share


Saúde apoia 1º Congresso Multidisciplinar sobre Autismo em Goiás
1º Congresso Multidisciplinar sobre Autismo no estado conta com o apoio do Governo de Goiás e deve reunir 1,8 mil pessoas (Arte: SES-GO)

No próximo final de semana, dias 1º e 02 de junho, o Centro de Convenções de Goiânia irá receber a Jornada do Autismo em Goiás. O 1º Congresso Multidisciplinar sobre Autismo no estado conta com o apoio do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) e deve reunir 1,8 mil pessoas, incluindo profissionais de Saúde, da Educação, do Direito, assim como mães e familiares atípicos.

O objetivo é promover conscientização e capacitação para o enfrentamento dos desafios associados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), discutindo os temas com base em evidências científicas e experiências vivenciadas no dia a dia.

O congresso também irá abordar pautas atuais, como a inclusão nas escolas, o bullying enfrentado por autistas, os direitos das pessoas com TEA e a necessidade de maior sensibilização da sociedade em relação ao transtorno.

Segundo a fundadora do evento, Sarita Melo, a organização é composta por mães que conhecem de perto os desafios do autismo. “Ainda é preciso desmistificar muito sobre o autismo e a melhor forma é com estudo e consciência. O congresso vem exatamente neste sentido, para incentivar e colaborar com os avanços científicos”, pontuou

A programação do evento inclui 27 palestras, que serão ministradas por profissionais como médicos, advogados, psicólogos, ativistas e fonoaudiólogos.

A abertura oficial está marcada para o próximo sábado (1º/06), às 08 horas, com a presença de diversas autoridades. O evento continua durante todo o domingo (02/06), com encerramento às 19 horas.

As inscrições para acompanhar a jornada presencialmente já estão encerradas, mas ainda é possível adquirir o ingresso para assistir o evento de forma online. Todas as informações sobre o congresso estão disponíveis em https://jornadadotea.com.br.

Transtorno do Espectro Autista – TEA

De acordo com o médico do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) e especialista em neurologia infantil, Hélio Van Der Linden, o Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

Dados da Sociedade Americana de Psiquiatria apontam que o Transtorno afeta uma a cada 36 crianças. Em todo o mundo, estima-se que mais de 70 milhões de pessoas tenham autismo, conforme a Organização das Nações Unidas (ONU).

“Hoje o Crer é referência no atendimento de pacientes com TEA. Aqui recebemos crianças e adolescentes regulados pelo Complexo Regulador Estadual da SES, que são encaminhados após avaliação em uma unidade básica de saúde e que aqui passam a receber acompanhamento médico e multiprofissional”, concluiu.

Serviço

Evento: Jornada do Autismo em Goiás – 1º Congresso Multidisciplinar baseado em evidências
Data: 1º e 02 de junho
Local: Centro de Convenções – Rua 4, nº 1400 – Setor Central, Goiânia
Mais informações: (62) 99820-6865 ou https://jornadadotea.com.br

Saiba mais

HGG realiza 1º transplante de pâncreas

Autismo: saiba como identificar sinais de alerta em crianças

Governo investe em tecnologia para auxiliar profissionais de saúde

Saúde orienta sobre vacinação contra gripe e covid-19

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás



Source link

Leia mais

Local News