quarta-feira, julho 17, 2024

Vice-Presidente da CLDF promove Audiência Pública para discutir mudanças climáticas


Share

Audiência Pública acontecerá no plenário da Casa e contará com a presença de pesquisadores, representantes do Executivo local e sociedade civil organizada.

As ameaças causadas pelas alterações climáticas estarão em debate nesta segunda-feira (27), a partir das 19 horas, no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A audiência pública é uma proposição do Vice-Presidente da Casa, o Deputado Distrital Ricardo Vale (PT), que defende ações preventivas para minimizar as chances de tragédias ambientais, como a recentemente vista no Rio Grande do Sul, onde o governo ignorou os alertas dos ambientalistas.

Para o distrital, o DF tem uma grande responsabilidade nacional, uma vez que o Cerrado é considerado o berço das águas e detém importantes nascentes que abastecem todo o país. “A manutenção dos nossos recursos é o mínimo para garantirmos o abastecimento para a população. Além disso, não podemos prejudicar outros biomas que dependem do Cerrado. Infelizmente, a tragédia no sul do país nos trouxe um doloroso alerta, e a preocupação com meio ambiente tem que estar presente em todas as políticas públicas. Nas escolas, na previsão de obras de infraestrutura, no planejamento das cidades, no tratamento do lixo”, explica Ricardo Vale.

O parlamentar também citou o recente estudo do Relatório Anual do Desmatamento no Brasil que apontou um aumento de mais de 67% de devastação no Cerrado. “Vejam o tamanho da nossa responsabilidade! E o que estamos fazendo para proteger essa riqueza? Essa responsabilidade é de todos nós e precisamos agir”, questionou.

A Audiência Pública acontecerá no plenário da Casa e contará com a presença de pesquisadores, representantes do Executivo local e sociedade civil organizada. Foram convidados autoridades do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Comitê de Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Rio Paranaíba no DF e Secretaria do Meio Ambiente.

Comunicação Ricardo Vale (PT)

PUBLICIDADE

Leia mais

Local News