Notícias

Vila Rabelo já conta com conexão gratuita à internet


Projeto Wi-Fi Social DF já garantiu mais de 100 milhões de acessos em 69 pontos do DF, inclusive áreas rurais

 Por Lívio Di Araújo

“Agora vou ter internet para estudar e até para jogar. E é bem rápida”. Aprovado pelo estudante João Carlos, de 10 anos, o wi-fi disponibilizado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) por meio do programa Wi-Fi Social DF levou dezenas de moradores da Vila Rabelo I, em Sobradinho II, para comemorarem a chegada de mais um ponto de internet gratuita oferecida ao longo de três anos de projeto.

Pai de João Carlos, o líder comunitário José Carlos Gonçalves Gama, 48 anos, também comemorava: “Vai ajudar bastante a comunidade em geral, mas principalmente o estudante. Aqui não temos nem lan house; a mais próxima fica a 2 quilômetros”.

O líder comunitário José Carlos Gonçalves Gama e seu filho, João Carlos: “Vai ajudar bastante a comunidade em geral, mas principalmente o estudante”| Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

Na Vila Rabelo I, a partir de agora, já é possível conectar-se ao wi-fi de longe. São 500 metros de extensão para garantir internet gratuita e de qualidade. “Dá até para fazer ligação de vídeo”, enfatizou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo. “Hoje este programa é o queridinho dos brasilienses. As pessoas não vivem mais desconectadas, e é isso que estamos fazendo: levando conectividade, promovendo a inclusão digital e social”.

O projeto Wi-Fi Social DF foi lançado em 2019 com essa finalidade. Desde então, 69 pontos já foram entregues em diversos locais do Distrito Federal – inclusive nas áreas rurais –, contabilizando mais de 100 milhões de acessos. “Mais uma vez, o governador Ibaneis Rocha se mostra atento a todas as necessidades da população, cuidando da saúde, gerando empregos, realizando cerca de 1,4 mil obras em todo o DF, e tudo isso sem esquecer do social”, destacou o governador em exercício, Paco Britto.

Para a estudante Maria Clara Santos Ferreira, de 10 anos, o wi-fi gratuito vai ajudar bastante a desenvolver os trabalhados pedidos pelos professores. “Antes era muito difícil fazer as pesquisas”, contou a jovem, que vai cursar o quinto ano do ensino fundamental. “Uso o celular da minha mãe, porque não tenho um, mas nem sempre ela tem internet”.

De acordo com o presidente do projeto Mãos Dadas com o Social, Josenildo Araújo, a chegada do wi-fi gratuito à cidade atende uma demanda dos moradores que já havia sido levada ao governo. “Hoje estamos ganhando este presente, e agora, a Vila Rabelo I tem voz”, comemorou. (Agência Brasília)

Comissão aprova condição para isentar caminhoneiro que transportar madeira irregular
Notícias

Comissão aprova condição para isentar caminhoneiro que transportar madeira irregular

Variante Ômicron deixa 10 capitais em alerta crítico e intermediário
Notícias

Variante Ômicron deixa 10 capitais em alerta crítico e intermediário

Bolsonaro sanciona lei que prorroga até 2040 compras de energia a carvão em SC
Notícias

Bolsonaro sanciona lei que prorroga até 2040 compras de energia a carvão em SC

Atualmente não há comentários.