Tramitam na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) os projetos de lei nº 25.741/25 e nº 25.743/25, ambos de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL), que propõem a concessão do Título Honorífico de Cidadania Goiana, respectivamente, a Ruben Ferreira da Costa e Járder Bruno de Sousa Vieira, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ambos a Goiás.
Natural de Iapu (MG), Costa construiu uma trajetória marcada pelo empreendedorismo e pela dedicação à coletividade, com destaque tanto no Brasil quanto no exterior. Formado em Gastronomia pela Sheridan Vocational and Technical Center, nos Estados Unidos, consolidou-se como empresário de referência no setor gastronômico, sendo responsável por empreendimentos de sucesso que impulsionam a economia regional. Ele exerceu funções em Minas Gerais, como presidente da Associação Comercial de Ouro Branco, secretário de Desenvolvimento e presidente da Agência de Desenvolvimento do município, além de liderar o diretório local do PDT.
Radicado em Goiás, fundou o Restaurante e Empório Olhos d’Água, reconhecido como referência gastronômica e cultural. Também idealizou o Festival de Cachaças de Goiás “As Mió do Goiás”, iniciativa que valoriza a produção local, fomenta o turismo e fortalece a economia regional. Atualmente, é diretor de Relações Institucionais e Análise de Projetos da ACE Alexânia, membro do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do Conselho Escolar da Escola Municipal Geminiano Ferreira de Queiroz, mantendo constante envolvimento com o desenvolvimento comunitário.
Acadêmico
Járder Bruno de Sousa Vieira é natural de Bacabal (MA) e construiu em Goiás uma sólida trajetória acadêmica e profissional. É bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), bacharel em Direito pelo Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais Prof. Camillo Filho (ICF) e possui pós-graduação em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera (Uniderp).
Antes de ingressar na carreira policial, foi empregado do Banco do Brasil, entre 2008 e 2020. Em 2021, tomou posse como delegado de polícia substituto em Goiás, sendo promovido, em julho de 2024, ao cargo de delegado de polícia de segunda classe, por merecimento.
No exercício da função, já atuou em diversos municípios goianos, como Minaçu, Campinaçu, Formoso, Trombas, Montividiu do Norte e Mutunópolis. Atualmente, é titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Porangatu, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e da Delegacia de Polícia de Formoso, além de integrar a 12ª Delegacia de Polícia Civil.
As proposituras já estão na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ): a de nº 25.741/25 sob relatoria da deputada Rosângela Rezende (Agir) e a nº 25.741/25 com a deputada Dra. Zeli (UB).




