A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da DRCA/PCDF, prendeu um homem de 61 anos, nesta segunda feira, 19 de janeiro de 2026, após apurar o abandono de uma cadela no Hospital Veterinário Público de Brasília, HVEP.
A ocorrência começou após comunicação recebida pela unidade, relatando que o animal havia sido deixado amarrado na cerca do hospital. Segundo as informações iniciais, o responsável ainda teria realizado ficha para atendimento, porém forneceu contatos telefônicos falsos, o que dificultou a identificação e o acionamento posterior. A equipe do HVEP encaminhou vídeos e imagens do animal, elementos que contribuíram para a pronta atuação policial. De imediato, policiais da DRCA/PCDF iniciaram diligências e localizaram o suspeito em Samambaia.
Abordado, o homem confirmou que esteve no HVEP com a cadela e apresentou versão de que teria encontrado o animal em local não devidamente esclarecido. O suspeito foi conduzido à delegacia e autuado por maus tratos contra cão ou gato, conforme art. 32, §1º A, da Lei nº 9.605/1998, cuja pena é de reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda.
O animal permaneceu sob responsabilidade do HVEP, uma cadela sem raça definida, com pelagem marrom e preta, apreendida para proteção e atendimento veterinário.
A Polícia Civil do Distrito Federal reforça a importância de denúncias e do envio de provas, como vídeos, fotos e registros clínicos, para responsabilização penal dos autores. Denúncias podem ser feitas pelo 197, opção 0, pelo e mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo WhatsApp (61) 98626 1197.
Assessoria de Comunicação – PCDF
PCDF, excelência na investigação

