terça-feira, 20 janeiro 2026
InícioDESTAQUESPCDF desmantela cativeiro clandestino de aves silvetres

PCDF desmantela cativeiro clandestino de aves silvetres

Publicado em

A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da DRCA, deflagrou ação policial em Ceilândia após denúncia recebida por WhatsApp indicar a possível comercialização clandestina (tráfico) de aves silvestres (araras maracanã) em grupos de mensagens. O que parecia ser apenas mais um anúncio ilegal levou os investigadores até uma residência onde, ao entrarem, encontraram um cenário que levantou uma pergunta incômoda e urgente, quantos animais ainda estariam escondidos antes de chegar ao destino final.

Durante a diligência, os policiais localizaram 30 aves, entre espécies silvestres brasileiras e exóticas, mantidas em cativeiro. Parte significativa dos animais estava em gaiolas e viveiro com higiene precária, com registros fotográficos, e foram identificadas situações compatíveis com maus tratos, incluindo ausência de água e alimento para alguns espécimes, além de animal com ferimento aparente na região do bico.

O responsável pelo local, homem, 22 anos, foi conduzido à DRCA/PCDF e autuado em flagrante pelos crimes de maus-tratos a animais e manutenção em cativeiro de animal silvestre. Conforme apuração inicial, ele apresentou versões divergentes sobre o paradeiro de araras maracanã que teriam sido ofertadas em rede social de mensagens, o que reforça a linha investigativa de possível cadeia de ocultação e comércio ilegal.

Ao todo, 24 aves silvestres brasileiras foram apreendidas e encaminhadas ao CETAS, IBAMA, para triagem e cuidados, e 6 aves exóticas permaneceram sob responsabilidade de depositária formalmente indicada, com acompanhamento investigativo. A perícia criminal foi solicitada tanto para o CETAS quanto para o local onde permaneceram as aves exóticas, a fim de documentar as condições de manutenção e subsidiar a responsabilização penal.

A PCDF reforça que a participação da população é decisiva. Denúncias podem ser feitas de forma segura e responsável pelos canais oficiais.

Assessoria de Comunicação – PCDF
PCDF, excelência na investigação





FONTE PCDF

Últimas notícias

Você pode gostar