No Pequeno Expediente desta terça-feira, 21, Amauri Ribeiro (UB) subiu à tribuna para fazer coro aos apelos em prol dos produtores de leite. Momentos antes, Luiz Sampaio (SD) criticou a decisão do Governo Federal de mudar o entendimento técnico referente à investigação de prática de dumping nas importações de leite em pó, integral ou desnatado, não fracionado, oriundas da Argentina e Uruguai.
“Infelizmente, enfrentamos o quinto mês consecutivo de baixa. E essas decisões diminuem a competitividade dos produtos brasileiros e abre espaço para os internacionais”, lamentou.
Segundo Ribeiro, milhares estariam abandonando o setor, porque “não é possível produzir leite nas condições atuais”. O deputado afirmou que os produtores de leite são os que mais geram emprego e renda na zona rural e questionou o que entende como falta de ações do Executivo Federal em apoio à categoria.
Ainda em tempo, Ribeiro disse que, atualmente, todo o setor agropecuário enfrenta dificuldades. “O Governo Federal não gosta do produtor rural”, opinou.