De autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), e do deputado Paulo Cezar Martins (PL), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou o projeto de Resolução nº 24612/25, que cria o Certificado Rosália Almeida Rocha. O relatório favorável foi acatado por unanimidade dos presentes.
Segundo a proposta, o certificado será destinado a homenagear pastoras e líderes religiosas que se destacam pela dedicação à fé cristã, à família, ao serviço comunitário e ao amor ao próximo.
A honraria deverá ser entregue, anualmente, no mês de maio, em homenagem ao Dia das Mães, em sessão solene a ser realizada na sede da Assembleia Legislativa de Goiás.
Na justificativa, os parlamentares escrevem que, diante do legado de Rosália, nada mais justo do que perpetuar sua memória por meio da criação do certificado para homenagear mulheres que, assim como ela, unem a missão espiritual ao compromisso com a família e a sociedade. “Trata-se, portanto, de uma justa e necessária homenagem, que reconhece a importância das mulheres na liderança religiosa e na construção de comunidades mais solidárias, fraternas e alicerçadas na fé”, escrevem Peixoto e Martins.




