O Comitê Central de Compliance da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) deu mais um passo na estruturação da gestão de integridade em reunião nessa quarta-feira, 29. No quinto encontro deste ano, o colegiado validou ações de mais quatro departamentos do Legislativo goiano, totalizando 93% das unidades de gestão com riscos administrativos identificados. A meta instituída pelo presidente Bruno Peixoto (UB) é estender esse mapeamento à totalidade das unidades da Alego ainda em 2025.
A Diretoria de Gestão de TV e Rádio da Casa de Leis foi a primeira pasta a pontuar aspectos de integridade junto ao comitê. O diretor Paulo Beringhs apresentou riscos identificados para o departamento e abordou, principalmente, questões técnicas a serem observadas, dentro do escopo do planejamento de compliance, para garantir a melhor qualidade da transmissão da TV Alego.
No mesmo sentido, Edilson Bezerra da Silva, à frente da Diretoria Financeira, apresentou os riscos administrativos para o setor. A pasta focou suas estruturações com vistas a assegurar a excelência na gestão com inovação e economicidade. Os outros dois departamentos da Alego a concluírem o mapeamento foram Diretoria Parlamentar e Secretaria de Cerimonial.
O próximo encontro do Comitê Central de Compliance da Alego ficou agendado para o dia 24 de novembro. A expectativa do colegiado é concluir a etapa de identificação de riscos nessa próxima reunião, para seguir com as outras fases definidas no escopo das ações, como análise, avaliação e tratamento de riscos.
A gestão de riscos é um dos eixos de trabalho do compliance da Alego. Tem por objetivo estabelecer diretrizes e responsabilidades em cada processo de gestão na Assembleia, orientando a tomada de decisão de gestores em conformidade com as boas práticas de governança no setor público. A Política de Gestão de Riscos na Assembleia Legislativa de Goiás é estabelecida no Decreto Administrativo nº 3.876/25.
Compliance
É o conjunto de procedimentos, regras e estruturas que visam garantir conformidade com padrões morais, legais e de gestão, fomentando a ética, a transparência, a responsabilização e a gestão de riscos, preservando a integridade nas ações da administração e dos servidores, bem como assegurando a satisfação dos cidadãos. Para saber mais, acesse a Cartilha de Compliance da Alego.




