InícioDESTAQUESMuseu de Drogas da PCDF contribui para a conscientização e a cidadania

Museu de Drogas da PCDF contribui para a conscientização e a cidadania

Publicado em

No contexto da promoção da cidadania, o Museu de Drogas da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desenvolve há décadas um trabalho contínuo de prevenção ao uso de drogas, contando com a dedicação de várias gerações de policiais civis.

Esse serviço, no entanto, nunca havia passado por avaliação formal. O momento oportuno surgiu com a realização do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública (PPGP/UnB), promovido pela PCDF, ocasião em que o Agente de Polícia Wesley Bomfim concluiu, em março deste ano, sua dissertação de mestrado intitulada: “A efetividade do Museu de Drogas da PCDF na mudança de percepção sobre o consumo de drogas psicotrópicas”.

A pesquisa revelou impacto positivo na conscientização dos participantes. Entre 52,1% e 66,2% atribuíram pontuação máxima à mudança de percepção sobre os riscos associados ao consumo de drogas. O Museu de Drogas foi apontado como o componente mais valorizado das atividades preventivas, seguido pelas palestras informativas e pela presença dos policiais civis. Além disso, 51,8% dos respondentes relataram mudança de percepção sobre como se proteger das drogas.

Conclui-se que as ações do Museu de Drogas da PCDF são eficazes, sobretudo no campo da prevenção primária e universal. Nesse contexto, a instituição alcançou três objetivos estratégicos: no eixo servidor, ao desenvolver equipe de alta performance; e no eixo resultado, ao fomentar a redução da criminalidade e maximizar a satisfação do cidadão.

A dissertação pode ser acessada pelo link: https://repositorio.unb.br/handle/10482/52151?locale=fr

As ações preventivas continuam. No dia 22 de setembro, foi a vez do Centro de Ensino Fundamental 19, localizado em Ceilândia, receber a equipe do Museu de Drogas.

PCDF em ação pela cidadania.





FONTE PCDF

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar