O diretor do Instituto de Pesquisa de DNA Forense da Polícia Civil do Distrito Federal (IPDNA/PCDF), Dr. Samuel Ferreira, é o Coordenador Científico do Projeto Perus, cujos trabalhos resultaram na identificação de dois desaparecidos políticos: Grenaldo de Jesus da Silva e Denis Casemiro. As análises foram conduzidas no âmbito do projeto, uma iniciativa nacional de resgate da memória histórica, com a colaboração de diversas instituições de referência no país.
A ação foi conduzida pela Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) e resulta da cooperação entre diversas instituições, como o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Prefeitura de São Paulo, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por meio do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF), a Polícia Federal, o Museu Nacional/UFRJ, os Institutos Médico-Legais do RJ e da Bahia, além do laboratório internacional ICMP (International Commission on Missing Persons).
O Projeto Perus tem como objetivo identificar remanescentes humanos localizados na vala clandestina de Perus, em São Paulo.
A PCDF se orgulha da contribuição técnica e científica de seus profissionais no avanço dessas identificações, que marcam mais um importante capítulo no resgate da memória e na reparação às famílias das vítimas.
O anúncio oficial ocorrerá nesta quarta-feira (16/04), às 11h, no Auditório da Reitoria da Unifesp (SP), com a presença de autoridades como a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania e a Reitora da Unifesp.
O evento será transmitido ao vivo pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=eB5MZ6Q6Um0
Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC
PCDF, excelência na investigação