- PUBLICIDADE -
InícioDESTAQUESPCDF devolve 430 celulares aos legítimos proprietários e lança serviço de consulta...

PCDF devolve 430 celulares aos legítimos proprietários e lança serviço de consulta de aparelhos no site institucional

Publicado em

Nesta sexta-feira (23), a Polícia Civil do DF (PCDF) devolveu 430 aparelhos celulares aos proprietários legítimos, o equivalente a R$ 1,1 milhão. Essa ação é resultado da terceira Operação Rastreamento Final realizada no âmbito do Distrito Federal pelos Departamentos de Polícia Circunscricional (DPC) e de Inteligência, Tecnologia e Gestão da Informação (DGI). A iniciativa também faz parte da 2ª fase da Operação Mobile, deflagrada por várias polícias civis de diversos Estados do Brasil na mesma data.

Os celulares roubados ou furtados foram recuperados pela PCDF, com o trabalho de inteligência policial e de equipes de investigação das delegacias. A entrega desses aparelhos aos verdadeiros donos foi realizada no auditório do Edifício-Sede da Delegacia-Geral da PCDF, no período da manhã. O evento contou com a participação do secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, do delegado-geral da PCDF, José Werick de Carvalho, e do coronel da Polícia Militar do DF, Adriano Henriques, representando a comandante-geral da PMDF, Ana Paula Habka.

A primeira fase da operação foi realizada ao longo do mês de outubro de 2024. Na ocasião, 184 aparelhos furtados ou roubados foram restituídos aos proprietários. Na segunda fase, 135 celulares foram devolvidos, em dezembro de 2024.

De janeiro de 2021 até maio de 2025, a PCDF já recuperou 13.691 celulares através das investigações e ações realizadas pelas Delegacias Circunscricionais da PCDF.

Consulta IMEI

Durante o evento, a PCDF lançou um serviço no site institucional chamado Consulta IMEI. Com essa ferramenta, o cidadão vai informar os 15 dígitos do IMEI do celular e vai verificar se o celular possui restrições registradas no sistema PCDF, como aquelas relacionadas a roubo ou furto. O objetivo é oferecer mais segurança e proteção a pessoa na hora de adquirir um produto. A nova ferramenta pode ser acessada pelo link: https://www.pcdf.df.gov.br/servicos/consulta-imei

A PCDF alerta a população para o combate ao crime de receptação de celulares: ao adquirir o celular, exija nota fiscal e verifique a procedência do aparelho. A compra de celulares, produtos de crimes, contribui para a impunidade dos criminosos e financia outras atividades ilícitas. É importante também que a população denuncie qualquer atividade suspeita.

Assessoria de Comunicação – Ascom/DGPC

PCDF, excelência na investigação





FONTE PCDF

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar