A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais — DRCA, resgatou, no último sábado (24), três filhotes de cães vítimas de abandono na região do Taquari, zona rural do Distrito Federal. Os animais encontram-se sob os cuidados da especializada e já estão disponíveis para adoção responsável, mediante orientação da equipe da DRCA.
Uma policial civil, que trafegava pela localidade, flagrou um homem e uma mulher abandonando os animais em uma área de mata. Diante da situação, a policial passou a acompanhar o veículo utilizado na ação criminosa, conseguindo efetuar a detenção dos envolvidos, que tentaram fugir do local.
Pouco depois da abordagem, a policial recebeu informações de moradores da região de que o marido da mulher autuada estaria no interior da mata capturando os filhotes, com a intenção de lhes dar destino ignorado, o que levantou a suspeita de tentativa de ocultação da prova da materialidade do crime.
Diante da gravidade dos fatos, o Delegado-Chefe da DRCA/PCDF foi acionado e compareceu imediatamente ao local. Durante as diligências, os três filhotes foram localizados e apreendidos no interior do veículo conduzido pelo marido da autuada.
Os animais foram resgatados, apreendidos e permanecem sob a responsabilidade da DRCA/PCDF, recebendo os cuidados necessários. Os interessados em adotar os filhotes devem procurar a equipe da DRCA, no período da tarde, na sede da unidade policial, que fica no prédio do Departamento de Polícia Especializada — DPE, localizado ao lado do Parque da Cidade, para orientação e avaliação quanto à adoção responsável.
Os autores foram indiciados pela prática do crime de maus-tratos contra animais, conforme o artigo 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/1998, e responderão criminalmente pelos fatos apurados.
A Polícia Civil do Distrito Federal reforça que abandonar animais é crime e que ações dessa natureza serão rigorosamente investigadas e punidas.
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Assessoria de Comunicação/DGPC
PCDF, excelência na investigação!

