O distrital Rogério Morro da Cruz participou nesta última sexta-feira (28/03) de uma reunião com moradores do Setor Habitacional Ponte de Terra (SHPT), localizado no Gama. O encontro foi promovido pela AMPAR (Associação dos Moradores da Ponte Alta Norte e Regiões) e teve como tema central a aceleração do processo de regularização fundiária e a ampliação da poligonal do setor.
Desde o início de seu mandato, Morro da Cruz tem atuado para resolver essas questões e, em 2024 e 2025, reforçou suas ações junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e à Terracap. Embora o SHPT já tenha diretrizes urbanísticas aprovadas desde 2018, o processo de implementação dessas diretrizes havia avançado de maneira lenta, o que levou o deputado a buscar mudanças para acelerar a regularização.
Em parceria com a AMPAR, o parlamentar tem trabalhado na atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), incluindo a ampliação da poligonal, o que foi confirmado pela Terracap. A empresa afirmou que a ampliação em até 10% pode ser feita diretamente no desenvolvimento do projeto, e que já encaminhou um pedido para a Seduh incluir essa ampliação na revisão do PDOT.
Além disso, o Distrital também tem atuado junto a Seduh para incluir outras áreas de Ponte Alta Norte na proposta preliminar do PDOT, que foi apresentada na Câmara Legislativa do Distrito Federal em fevereiro de 2025. O objetivo é fortalecer a necessidade de criação das novas áreas de regularização, como a Arine Ponte Alta, ARIS Dandara e Ponte de Terra II, com ajustes necessários para o SHPT.
O deputado também destacou seu trabalho em outras áreas, como Mansões Paraíso, no Gama, que, embora tenha diretrizes urbanísticas aprovadas há mais de dez anos, ainda não foi implementada. Nesse caso, ele está buscando ajustes na poligonal para atender às necessidades da população local.
Rogério Morro da Cruz reafirma o compromisso de sua atuação na regularização fundiária em várias regiões administrativas do Distrito Federal, especialmente em São Sebastião, Jardim Botânico e Gama, e destaca que essa é uma das principais bandeiras de seu mandato.