A Câmara Municipal de Planaltina aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (5), o Projeto de Lei nº 052/2025, de autoria do Poder Executivo, que denomina a atual Avenida “B”, localizada entre o Setor Norte e o Setor Oeste (avenida de acesso ao bairro imigrantes e setor aeroporto), como “Avenida Paulo César Amorim Ferreira”, em homenagem ao policial militar conhecido e querido pela comunidade como Sargento Amorim.
A proposta, agora encaminhada para sanção do prefeito, busca preservar a memória e reconhecer a contribuição de Paulo César Amorim Ferreira, que teve destacada atuação em prol da segurança pública e do bem-estar social do município. De acordo com o texto do projeto, a via — que se estende desde as proximidades da Escola Municipal Darcy Ribeiro (antigo CAIC) até a divisa com o Setor Aeroporto – 1ª Etapa e a rodovia GO-430 — passará a ostentar o nome do homenageado em todas as placas indicativas e documentos oficiais.
Um legado de dedicação e serviço à comunidade
Nascido em 29 de setembro de 1983, em Brasília (DF), Paulo César Amorim Ferreira iniciou sua trajetória profissional ainda jovem, atuando em diversas áreas antes de ingressar, em 2010, na Polícia Militar do Estado de Goiás, onde integrou o 21º Batalhão da PMGO, em Planaltina. Promovido ao posto de 3º Sargento em 2019, destacou-se pela liderança, ética e comprometimento, sendo reconhecido por sua atuação em projetos de polícia comunitária e no fortalecimento do Conselho de Segurança Pública. Sua atuação o tornou uma figura de referência na cidade, sempre disposto a ajudar e ouvir os cidadãos.
O falecimento precoce de Sargento Amorim, em 18 de setembro de 2020, vítima de infarto fulminante, causou grande comoção entre familiares, colegas e moradores de Planaltina. Em 2020, a Câmara Municipal já havia aprovado uma Moção de Pesar em reconhecimento aos serviços prestados pelo militar.

Homenagem e reconhecimento
Durante a votação, vereadores ressaltaram a importância da homenagem e destacaram que a nova denominação da avenida simboliza o respeito e a gratidão da cidade a um servidor público que dedicou sua vida à proteção da comunidade. Com a aprovação do projeto, Planaltina eterniza na paisagem urbana o nome de Paulo César Amorim Ferreira, reafirmando o compromisso da administração municipal com o reconhecimento de cidadãos que deixaram um legado de serviço e humanidade.

