PUBLICIDADE
InícioENTORNOCâmara de Planaltina reconhece “Planaltina Católica” como patrimônio cultural imaterial do município

Câmara de Planaltina reconhece “Planaltina Católica” como patrimônio cultural imaterial do município

Publicado em


A Câmara Municipal de Planaltina de Goiás aprovou, em sessão recente, o Projeto de Lei nº 19/2025, que declara o evento “Planaltina Católica” como patrimônio cultural imaterial do município, reconhecendo seu valor espiritual, social, artístico e cultural. A proposta é de autoria dos vereadores Professor Cláudio (PSDB), Fábio Paixão (DC), Juvenir Aguiar (União), Tinica (DC), Tel 100% Você (União), Hernandes Morais (Agir) e Deuzimar Dias (UB).

O projeto destaca que o “Planaltina Católica” é realizado anualmente, reunindo apresentações musicais, bandas católicas, o clero regional e toda a Diocese de Formosa, com o objetivo de promover a fé, a cultura e a arte. O evento inclui pregações, missas campais, confissões, adoração e shows religiosos, fortalecendo a espiritualidade e a união da comunidade planaltinense e de cidades vizinhas. Com a aprovação, o evento passa a integrar o calendário oficial de Planaltina de Goiás, cabendo à Forania do Clero Regional e à Diocese de Formosa definir o mês e a data de realização a cada edição.

Párocos da forania Divino Espírito Santo (Planaltina-GO) e autoridades políticas com os fiéis católicos no “Planaltina católica 2025” na praça central da cidade

O vereador Enivaldo Silva Caldas (Tinica), coautor do projeto, destacou a importância da iniciativa para a valorização da fé e da cultura local.

“Nunca antes tivemos essa honra por parte do poder público. Agora temos a oportunidade de unir todas as igrejas. É muito satisfatório, principalmente pra mim, como católico, ver Planaltina sendo inserida no mapa do turismo religioso através deste evento”, afirmou o parlamentar.

O prefeito municipal já sancionou o projeto e agora é lei (1.551 de 18 de Agosto de 2025). A lei também determina que a Administração Municipal acompanhe e apoie o evento, garantindo sua execução e divulgação por meio dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

A Lei destaca o papel histórico e social da Igreja Católica na formação espiritual, moral e cultural das comunidades. Segundo o texto, a Igreja, ao longo dos séculos, tem sido promotora do bem-estar humano por meio de ações evangelizadoras, educacionais e de caridade, desempenhando um papel essencial na promoção da dignidade, da paz e da solidariedade.

Don Adair José Guimarães Bispo da diocese de Formosa – GO, celebrando missa no “Planaltina católica 2025”

O documento ressalta ainda que o evento Planaltina Católica se consolidou como uma manifestação significativa da fé e da cultura local, reunindo milhares de pessoas em um ambiente de evangelização, arte, música sacra e convivência comunitária. Além de fortalecer a espiritualidade, o evento contribui para o turismo religioso, movimenta a economia e reforça os laços sociais da cidade.

O texto também menciona que, conforme a definição da UNESCO (2003), o patrimônio cultural imaterial é formado por práticas e expressões que constituem a identidade viva de um povo — categoria na qual o evento se enquadra plenamente. Assim, reconhecer oficialmente o Planaltina Católica como patrimônio cultural imaterial é, segundo os autores, um ato de valorização da fé, da tradição e da contribuição da Igreja Católica para o desenvolvimento cultural e comunitário do município de Planaltina, Goiás.





Source link

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar