A Câmara Municipal de Planaltina aprovou e o prefeito Cristiomário de Sousa Medeiros sancionou a Lei Municipal nº 1.552, de 18 de agosto de 2025, que institui a “Medalha Eloy Pinto de Araújo”, uma honraria voltada a reconhecer homens que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à população planaltinense ou pela contribuição ao fortalecimento do Poder Legislativo. A proposta é de autoria do vereador Tel (União Brasil).
A nova comenda será entregue anualmente em sessão solene realizada no mês de agosto, durante as comemorações do Dia dos Pais. A medalha, que trará o brasão do Município de Planaltina e a inscrição “Medalha Eloy Pinto de Araújo”, será acompanhada de um diploma assinado pela Mesa Diretora e pelo autor da indicação.
A homenagem presta tributo ao ex-prefeito Eloy Pinto de Araújo, que administrou Planaltina entre 31 de janeiro de 1966 e 30 de janeiro de 1970. Figura marcante na história política da cidade, Eloy Pinto foi também pai do ex-prefeito Dirceu Ferreira de Araújo, ambos lembrados por suas contribuições ao desenvolvimento do município.
Segundo o vereador Tel, a criação da comenda “representa o reconhecimento a uma trajetória de dedicação e compromisso com o povo de Planaltina, servindo também como incentivo para que novas lideranças continuem contribuindo com o progresso da cidade”.